-
Arquitetos: 1+1>2 Architects
- Área: 212 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Trieu Chien
-
Fabricantes: INAX, Spec Hello, Taicera Tiles, Xingfa
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Escola Thanh Tan está localizada no distrito de Thach Thanh, província de Thanh Hoa. Nessa província, as condições climáticas são desfavoráveis pelas altas temperaturas e muitos desastres naturais e, como consequência, a região apresenta muita dificuldade econômica. A escola possui 4 salas de aula que não atendem às necessidades dos alunos que chegam à escola. Por conta disso, criou-se um novo bloco que oferece mais 3 salas de aula com capacidade de 30 alunos cada. A construção do novo bloco é orientada na direção norte-sul, com o corredor orientado ao sul para evitar a luz do sol enquanto pega a brisa fresca da direção sudeste.
A proposta conecta "internamente" o bloco antigo ao novo, formando um conjunto coeso, abraçando o pátio da escola em frente com uma fileira de grandes árvores perenes. Eleva-se a cobertura para se interagir “externamente” com o entorno, criando uma vista para a encosta, um imenso campo de abacaxi. O espaço sombreado coberto pelo telhado não é apenas para as crianças brincarem, mas também para uma ventilação natural muito eficaz.
A materialidade é uma mistura de tijolos de terra comprimida e blocos de tijolos de adobe pintados para criar paredes com o efeito entrelaçado de materiais para seguir o espírito da Thanh Tan School, combinando as salas de aula novas com as antigas. O projeto é eficaz em termos de iluminação e ventilação natural para as salas de aula. Significativamente, a estrutura do telhado de duas camadas (telhas de metal ondulado acima e forro de bambu abaixo) traz grande eficiência no isolamento, reduzindo a transmissão da radiação solar para a sala de aula.
A escola Thanh Tan foi construída e reformada graças ao "VNHELP", um Fundo de ONGs. As soluções de estrutura, fundação, paisagismo e acabamento foram escolhidas para atender ao baixo orçamento. O custo de construção é barato, adequado para produzir mais salas de aula acessíveis, sem deixar de garantir a "qualidade do ambiente construído" em áreas remotas, que carecem de salas de aula adequadas para as crianças.