-
Arquitetos: ILO architects, JKMM Architects
- Área: 7000 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Marc Goodwin, Hannu Rytyk, Tuomas Uusheimo, Peter Vuorenrinne, Pauliina Salonen
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto Casa da Dança (Dance House) é um marco há muito esperado na história das artes cênicas finlandesas. Este edifício de aparência impressionante e a reforma das instalações das partes antigas do centro cultural Cable Factory foram projetados por JKMM Architects em colaboração com colegas finlandeses, arquitetos da OIT. O projeto, somando o espaço novo com o antigo, tem mais de 7.000 metros quadrados dedicados à dança, um ambiente de padrão internacional para a performance e experiência de dança, circo e cultura. O primeiro edifício icônico da Finlândia projetado para dança foi inaugurado no Centro Cultural Cable Factory, no centro de Helsinque, na primavera de 2022.
A dança começa. Nos últimos anos, a dança tornou-se uma parte importante da vida na Finlândia como uma forma popular de recreação que contribui para o bem-estar das pessoas. Nesse sentido, um local dedicado à dança faz parte de uma infraestrutura para a “felicidade”, um bem comum.
O edifício é uma remodelação e extensão significativa da antiga fábrica de cabos de Helsinque. No início da década de 1940, cabos marítimos eram fabricados aqui, por exemplo. No início da década de 1990, o edifício foi adquirido pela cidade de Helsinque e hoje é o maior centro cultural da Finlândia, contendo museus, galerias, estúdios, escolas de arte e muitos outros espaços e funções para centenas de inquilinos e profissionais criativos.
A Dance House adiciona uma impressionante camada contemporânea à história da antiga fábrica e seus arredores. O novo e o antigo são colocados em contraste, mas também em diálogo um com o outro. Os residentes e visitantes culturais e artísticos da Cable Factory estiveram desde o início ativamente envolvidos no processo de projeto. Seu feedback levou a uma grande reforma do centro cultural de 30 anos durante o projeto de construção.
A dança como inspiração. A arquitetura da Dance House foi inspirada na dança. O objetivo era examinar os princípios implícitos da dança, em vez de suas formas e estéticas.
A dança lida com a gravidade, a leveza e o peso do corpo humano. As fachadas principais consistem em duas gigantescas paredes de aço, levantadas do chão e pairando no ar, aparentemente desafiando a gravidade. As duas paredes estão em diálogo: uma parede é feita de aço bruto enferrujado e outra de aço inoxidável brilhante. As fachadas metálicas “flutuantes” foram projetadas sob medida usando tecnologia de soldagem a laser, para criar painéis sanduíche sob medida com as maiores superfícies possíveis de metal.
Performances de dança também criam ilusões. A parede de aço da praça de entrada forma uma superfície gigantesca para reflexos de luzes na noite escura. A superfície de aço leve acetinada pode ser transformada com luz, pode se tornar parte do cenário dos eventos de dança.
De frente para o parque, as fachadas norte são cobertas por centenas de discos circulares de alumínio. Os discos criam superfícies rítmicas abstratas contra o céu. O ritmo também é um dos princípios fundamentais da dança.
Máquina para dançar. A Dance House é como uma enorme "máquina de dança" moderna, projetada para se conectar a uma antiga fábrica. Os espaços são de escala industrial e os detalhes podem ser identificados como partes de uma máquina. A Dance House fornece tecnologia de ponta para experimentar e executar a dança.
O projeto de 7.000 m² contém duas salas de dança tipo caixa-preta. “Erkko Hall” é o maior espaço para apresentações de dança dos países nórdicos: 26 metros de largura, 37 metros de profundidade e 24 metros de altura, incluindo um sistema móvel de assentos de 700 lugares. O espaço flexível pode acomodar até 1.000 pessoas. O auditório, o palco e o palco lateral do Erkko Hall também podem ser separados para formar três espaços para eventos. O antigo “Pannu Hall” da Cable Factory foi redesenhado em um espaço de teatro caixa-preta menor, para 235 a 400 pessoas. O sistema de assentos modulares e móveis tem um total de 1.100 assentos. Os espaços de performance da Dance House são igualmente adequados para dança, circo e outras artes performativas.
O projeto Dance House abriga um novo coração para a Cable Factory, um telhado de vidro para cobrir o espaço do pátio externo entre as alas da fábrica, transformando-o em uma entrada multifuncional e espaço para eventos. No interior, além dos teatros da Dance House, o visitante encontra o lobby; um restaurante; uma adega servindo como um clube subterrâneo e uma chapelaria. As instalações dos bastidores incluem o camarim, um estúdio de ensaio, vestiários e escritórios. A dança pode se espalhar por toda parte: dos salões ao saguão, pátio de vidro e mais adiante até a Cable Square, todos equipados com instalações para apresentações.