-
Arquitetos: Zeller & Moye
- Área: 1200 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Sergio López
-
Fabricantes: Cemex, Mexicana de Mosaicos, Novaceramic, Zeller & Moye
Descrição enviada pela equipe de projeto. A vecindad, tipologia de habitação tradicional da Cidade do México com casas simples voltadas para um pátio linear, foi reinterpretada em um novo edifício de apartamentos para famílias jovens. O programa é implementado em um típico terreno estreito e profundo em Colonia Santa María La Ribera, a poucos quarteirões de distância do famoso Pabellón Morisco. Como um novo impulso em direção ao entorno imediato, esse empreendimento habitacional contribui como catalisador para a regeneração do bairro atualmente subvalorizado.
Encontradas em estado de ruína, partes do histórico edifício do século XIX foram preservadas e incorporadas à nova estrutura. A fachada histórica é mantida como um fragmento do passado, agora apoiada por uma estrutura contemporânea à prova de terremotos. As duas fachadas, antiga e nova, criam um híbrido que revela a história do lugar para quem passa.
Inspirado na vecindad anterior, o pátio compartilhado é o coração do conjunto, atuando como um lugar comum onde os vizinhos se encontram, se reúnem e as crianças brincam ao ar livre.
Oito apartamentos se organizam na planta de forma linear. Para evitar desequilíbrios entre os apartamentos, cada unidade foi projetada como uma townhouse, configurada verticalmente em três níveis, com um terraço na cobertura. Grandes janelas voltadas para o sul olham para o jardim do pátio e têm vistas panorâmicas do último andar para as coberturas de outros edifícios da vizinhança. Todos os apartamentos são acessados através do pátio comunitário. Com uma área de estar que inclui uma cozinha em planta aberta no térreo, cada apartamento se torna gradualmente mais privado com cada nível acima. Uma escada privada na parte de trás de cada unidade se conecta a todos os níveis e ao terraço na cobertura. Uma clarabóia de vidro fornece luz natural para a escadaria abaixo. Varandas privadas e individuais na cobertura permitem atividades ao ar livre, beneficiando-se do clima quente mexicano.
A distribuição livre das janelas ao longo das fachadas de concreto sólido garante que cada apartamento seja único e cada espaço distinto, com posições otimizadas das janelas para cada vista específica para o lado de fora. Essas grandes janelas oferecem níveis generosos de luz do dia dentro das áreas habitáveis, assim como vistas desobstruídas para o pátio e para a cidade. Os princípios construtivos compreendem uma estrutura de concreto com paredes de blocos de concreto como fechamento.
Uma árvore existente de Ahuehuete em frente à fachada principal proporciona um isolamento acústico natural entre a rua movimentada e as duas unidades voltadas para leste. A árvore imponente cria uma camada de privacidade, como uma cortina natural, ao mesmo tempo em que representa uma vista interessante de dentro dos apartamentos.
Um jardim vertical ao longo do muro de divisa protege o pátio dos edifícios vizinhos e proporciona um cenário verde tranquilo em contraste com a exuberante paisagem do Colonia.