-
Arquitetos: Figueroa Arq + Urb
- Área: 188 m²
-
Fotografias:João Vitor Sarturi
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa foi projetada para um jovem casal e suas duas filhas pequenas, está implantada em um lote de formato irregular no final de uma rua sem saída de um condomínio fechado na região norte da cidade de Curitiba, Paraná. A abordagem para este projeto parte do entendimento das normativas, das virtudes e das características apresentadas por lote peculiar.
Nesse sentido, a orientação solar, a posição e proximidade com o bosque existente permite explorar a presença e visuais dessa massa vegetal, estabelecendo através das aberturas e da hierarquização dos espaços o fortalecimento das relações entre o interior (casa) e o exterior (lote + vizinhança).
O programa solicitado contemplava uma sala de estar e refeições, cozinha, área de serviço, banheiros, dois dormitórios e uma suíte a serem resolvidos de maneira compacta e austera. A normativa permite o uso parcial do terraço da cobertura, o qual foi destinado para uma sala de TV e escritório. Como é natural, os clientes queriam, o máximo de aproveitamento do potencial construtivo.
Procuramos explorar uma distribuição programática que permitisse uma experiência espacial e temporal. Acreditamos que uma boa casa é entre tantas coisas um relógio cósmico no qual podemos observar e aproveitar o passar do tempo e a mudanças das estações.
Para isso, a principal intenção foi de construir um vazio, de pé direito duplo, ao qual os eventos cotidianos estivessem vinculados e o volume resultante pudesse ser inundado de luz natural. Nesse sentido, a resolução individualizada de cada abertura, conforme a sua localização e função, ofereceu a possibilidade de resgatar a reflexão teórica sobre a autonomia das aberturas e a independência da superfície das fachadas.
Na evolução da história da casa seria possível criar um capitulo específico sobre essa oposição entre “superfície” e “volume”. Nesta casa, nos interessou exercitar esse enfrentamento das transparências e da profundidade, e a maneira como a luz transforma o espaço.