-
Arquitetos: Miguel Concha Arquitectura
- Ano: 2022
-
Fotografias:Ariadna Polo
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado no centro histórico da cidade de Querétaro, México, o museu procura aproximar a arte da população em geral, a partir de uma interessante amostra de obras ilustrando a carreira do famoso pintor Santiago Carbonell é exposta. Em uma casa que data de 1760, é a materialização de um projeto gestado há mais de uma década, cujo objetivo central é o desenvolvimento cultural da cidade.
A estratégia de reutilização do edifício existente baseia-se na recuperação da estrutura original e na realização de pequenas modificações para adaptá-lo ao seu novo uso e otimizar o funcionamento enquanto museu. O que antes eram cômodos, agora são galerias que abrigam importantes obras de arte. A galeria principal é estabelecida por elementos de aço que suportam a nova cobertura, uma estrutura leve que não afeta a integridade da estrutura original. Um pátio, característico das casas Queretaro da época, conecta e ilumina todas as galerias. Arte, arquitetura e história interagem em uma atmosfera atemporal. Parte do trabalho e do acervo pessoal do artista foi transferida para as instalações do museu, onde as pessoas podem ter livre acesso às exposições e programas oferecidos pela fundação, abrindo a possibilidade de outra forma de ocupar este espaço.
O museu conta com salas de exposição, uma área de serviços, uma loja e um terraço com vista para a paisagem. A coleção permanente é baseada no acervo particular do artista, com algumas pinturas que ele resgatou e outras que foram preservadas ao longo do tempo; todas elas convergem neste espaço aconchegante e íntimo que mistura sutilmente elementos históricos robustos com estruturas leves, recuperando as qualidades espaciais do antigo edifício que foi recebeu essa intervenção para adaptá-lo a uma dinâmica pública e cultural.