-
Arquitetos: operadora
- Área: 80 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Dane Alonso
-
Fabricantes: AutoDesk, Cementos Cruz Azul, Fester, Rotoplas, Ternium
Descrição enviada pela equipe de projeto. Ao longo de sua carreira, o pintor mexicano José María Velasco desenvolveu uma visão icônica da paisagem mexicana entre o final do século XIX e início do século XX. Seu trabalho lhe rendeu vários prêmios nacionais e reconhecimento internacional e, por meio dele, criou-se um símbolo de identidade nacional da geografia do México. A pintura El Valle de México é considerada uma de suas obras mais importantes. Em todas as sete versões desta pintura, os elementos da composição permanecem constantes: o céu, as montanhas no horizonte, o vale, as rochas, a vegetação e a arquitetura vernacular.
Essas estruturas anônimas que habitam a interpretação de Velasco do Vale do México são o ponto de partida para o projeto de uma pequena casa em uma fazenda em Singuilucan, Hidalgo.
A casa utiliza o desenvolvimento da fachada como forma de replicar os volumes agregados de maneira informal e a horizontalidade característica dos traços arquitetônicos das pinturas de Velasco. Essa silhueta irregular organiza o programa linearmente em um plano que reflete o contorno da fachada. Na tentativa de enfatizar ainda mais a planicidade do volume, a parede se estende para além dos ambientes que contêm o programa, criando um elemento linear no desenho da planta. Os requisitos programáticos limitados da casa se estendem em um enfileirado irregular de 30 metros de comprimento, incorporando um depósito em uma extremidade da casa e dois espaços ao ar livre adjacentes a cada um dos quartos.