-
Arquitetos: Subtract Architecture
- Área: 229 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Dave Kulesza
-
Fabricantes: Adbri Masonry, Breezway, Capral, Cemintel, Hazelwood & Hill, Lysaght, Signorino, Sphera, Velux
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto trata-se de uma reforma e extensão de dois andares para uma casa vitoriana com terraço localizada no sul de Melbourne, Austrália. O projeto responde às complexidades de um terreno restrito e explora gestos arquitetônicos simples e ponderados para transformar a habitação original tombada em uma casa espaçosa, robusta e contemporânea.
O cliente foi atraído pela casa original devido às suas características patrimoniais e integridade estrutural inerente, embora reconhecesse que necessitava de uma restauração significativa. De frente para uma rua movimentada e situada em um terreno estreito e inclinado, a casa original era escura e úmida, com pouca ventilação natural e pouca visibilidade para o seu entorno, além disso, não tinha interface com a ruela de pedra azul na parte posterior.
Ao considerar esses fatores, uma decisão-chave de projeto foi reorientar a casa para a rua menor, pois foi previsto que ela se tornaria o principal ponto de acesso do cliente. Posteriormente, foi vital conferir uma identidade arquitetônica aos fundos da casa para criar uma sensação de chegada. A nova extensão resulta em uma adição contida e contemporânea que permanece discreta na via principal, sendo projetada para contrastar com a residência patrimonial existente.
A fim de ativar a pequena ruela e aproveitar as vistas para as copas das árvores vizinhas, um terraço elevado com área de estar/ jantar está localizado na parte posterior, servido por uma cozinha com marcenaria personalizada. Para atenuar o forte sol oeste do verão, a cobertura com ripas de madeira e a persiana externa retrátil protegem as áreas de estar e jantar, com portas de correr de vidro duplo voltadas para o terraço. Uma série de persianas voltadas para o norte e oeste permitem a ventilação cruzada, resfriando passivamente a casa durante o dia e fornecendo ampla luz natural para a extensão posterior. Claraboias também foram instaladas no banheiro e quarto principal, além do corredor, permitindo que a luz do sol penetre no centro da casa.
Outra consideração de projeto foi a necessidade de criar uma sensação de privacidade, permitindo vistas externas. Embora a nova extensão esteja confinada entre as residências vizinhas, a privacidade é mantida através do uso de ripados de madeira e canteiros, limitando a vista e incentivando o crescimento das plantas.
A paleta de materiais foi projetada para ser resistente, sustentável e econômica. Blocos de concreto pintados e placas de cimento complementam a forma contemporânea da nova extensão, enquanto as ripas e decks de madeira preta proporcionam um toque mais suave. Internamente, a marcenaria preta combina com o piso de madeira que foi instalado em toda a casa e as luminárias cromadas são utilizadas nos banheiros e na cozinha devido à sua durabilidade e facilidade de manutenção. O projeto celebra os materiais e acabamentos modestos por meio da composição e detalhamento cuidadosos.