-
Arquitetos: Leo Romano
- Área: 507 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Edgard Cesar
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa CM é pensada para ter uma volumetria simples e com personalidade. A ideia é que a casa fosse desenvolvida em um único bloco, e que esse volume monolítico fosse quebrado com algumas intervenções nas fachadas. Além disso a escolha dos materiais garantem sua elegância, brasilidade e um certo despojamento, tornando-a mais aconchegante e convidativa.
O desejo dos clientes era por uma casa onde os espaços internos fossem resolvidos de modo a dar conforto a todos da família, mas mantendo uma escala mais compacta.
Logo na fachada percebemos que boa parte do programa é resolvida no nível térreo, sendo o subsolo reservado para a garagem, área de serviço, depósito, quarto de serviço, e um escritório. Isso permite que no nível térreo seja locado as áreas íntimas, comum e de lazer. Ainda na fachada frontal o volume sólido de madeira ripado é quebrado pela intersecção de uma segunda caixa em concreto. O acesso se dá por uma rampa que conecta a casa ao passeio público, passando entre o belo jardim frontal.
No pavimento térreo fica clara a setorização da casa. A direita se encontra o setor íntimo, com quatro suítes generosas e um home, conectado com o setor comum da casa. Ao centro uma grande sala de estar/jantar se integra com a área gourmet, permitindo uma maior permeabilidade visual a casa, ampliando os espaços internos.
A esquerda uma ampla cozinha se conecta com uma despensa, e uma escada de serviço que dá acesso ao pavimento inferior. A ampla área de lazer é marcada por uma piscina de volumetria sinuosa, cercada por uma paisagismo exuberante, reforçando a brasilidade presente na alma do projeto.