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Arquitetos: gmp Architects
- Área: 400000 m²
- Ano: 2022
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Fotografias:Schran Images
Descrição enviada pela equipe de projeto. Com a nova estação Fengtai em Pequim, os arquitetos von Gerkan, Marg and Partners (gmp) concluíram um complexo edifício de transporte: em termos de área, é a maior estação ferroviária da Ásia e a primeira estação ferroviária na China que os trilhos para os trens de alta velocidade estão localizados acima do nível dos trens normais, reduzindo significativamente a área de pegada da estação. Sob seu teto que parece flutuar, a nova estação, com dois níveis acima do solo e uma área de quase 400.000 metros quadrados, combina um sistema de diferentes linhas de transporte. Doze trilhos para os trens de alta velocidade que vão de Pequim a Hong Kong e de Zhangjiakou a Xangai estão localizados como estações terminais no nível superior. As linhas ferroviárias convencionais com 20 vias estão no nível 0 e duas linhas subterrâneas estão no nível abaixo. Com esses serviços, a Estação Fengtai será uma importante nova interseção de transporte e a maior das três estações ferroviárias intermunicipais de Pequim. Nos horários de pico, espera-se que até 20.000 passageiros usem a estação para chegar, partir ou trocar de trem.
A Estação Fengtai existe desde 1896 e está localizada no 4º anel viário a sudoeste do centro da cidade. Após um concurso em 2010, a gmp e a China Railway Design Corporation foram contratadas para a reconstrução da estação. Em 2016, o projeto foi revisado e as obras começaram em 2018. O período de construção foi de pouco mais de três anos. A modernização da Estação Fengtai proporciona alívio para as outras duas grandes estações intermunicipais de Pequim, a Estação Sul e a Estação Oeste, melhorando as conexões entre os subúrbios e a infraestrutura da cidade, além de beneficiar o Distrito de Fengtai.
Com sua fachada marcada pelas colunas e o hall de entrada alto e iluminado pela luz do sol, que – semelhante a um aeroporto – também contém lojas, além das áreas de check-in e segurança, a estação é um importante novo centro de transporte. O edifício tem um layout simétrico e é acessível por todos os lados. Os viajantes que chegam a pé podem acessar a estação do norte e do sul através de dois grandes espaços públicos. Os veículos automotores chegam pelo nível acima, de onde há acesso à zona de embarque com áreas de espera, bilheterias e lojas.
Um elemento importante do conceito do projeto foi trazer bastante luz natural para ajudar os viajantes a encontrar o caminho pelo edifício. Luzes contínuas na cobertura de 495 metros de comprimento, bem como as fachadas de vidro, permitem a entrada de muita luz natural no interior, algumas das quais são conduzidas para os níveis mais baixos através de túneis solares. O telhado foi totalmente equipado com módulos solares projetados para gerar 7 milhões de quilowatts-hora de energia por ano, suprindo parcialmente a necessidade de eletricidade da estação. O edifício recebeu a certificação “China 3-Star Green Building”.