Estação Beijing Fengtai / gmp Architects

Estação Beijing Fengtai / gmp Architects - Fotografia de Exterior, FachadaEstação Beijing Fengtai / gmp Architects - Fotografia de Interiores, VigaEstação Beijing Fengtai / gmp Architects - Fotografia de InterioresEstação Beijing Fengtai / gmp Architects - Fotografia de InterioresEstação Beijing Fengtai / gmp Architects - Mais Imagens+ 15

  • Líderes De Projeto: Linlin Jiang, Marco Assandri
  • Gestão De Projeto: Ling Li, Fang Xie
  • Equipe De Projeto: Sebastian Beyer, Lene-Marie Brüggemeier, Graciano Macarrón Stamp, Maarten Harms, Sebastian Linack, Mulyanto, Jan Peter Deml, Thilo Zehme, Yue Han, Han Huang, Ran Li, Zheng Li, Luhua Liu, Xiao Liu, Yuan Ma, Ju Su, Junwen Wang, Shuo Wang, Yan Wang, Jiuzhou Xing, Yinan Yu, Chengcheng Zhai, Wei Zhou, Tao Yuan
  • Cliente: China Railway
  • Parceria: China Railway Design Corporation
  • Consultoria De Fachada: SuP Ingenieure GmbH
  • Consultoria De Iluminação: Grand Sight Design International Limited
  • Cidade: Beijing
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Estação Beijing Fengtai / gmp Architects - Fotografia de Exterior, Fachada
© Schran Images

Descrição enviada pela equipe de projeto. Com a nova estação Fengtai em Pequim, os arquitetos von Gerkan, Marg and Partners (gmp) concluíram um complexo edifício de transporte: em termos de área, é a maior estação ferroviária da Ásia e a primeira estação ferroviária na China que os trilhos para os trens de alta velocidade estão localizados acima do nível dos trens normais, reduzindo significativamente a área de pegada da estação. Sob seu teto que parece flutuar, a nova estação, com dois níveis acima do solo e uma área de quase 400.000 metros quadrados, combina um sistema de diferentes linhas de transporte. Doze trilhos para os trens de alta velocidade que vão de Pequim a Hong Kong e de Zhangjiakou a Xangai estão localizados como estações terminais no nível superior. As linhas ferroviárias convencionais com 20 vias estão no nível 0 e duas linhas subterrâneas estão no nível abaixo. Com esses serviços, a Estação Fengtai será uma importante nova interseção de transporte e a maior das três estações ferroviárias intermunicipais de Pequim. Nos horários de pico, espera-se que até 20.000 passageiros usem a estação para chegar, partir ou trocar de trem.

Estação Beijing Fengtai / gmp Architects - Imagem 14 de 20
modelo
Estação Beijing Fengtai / gmp Architects - Fotografia de Interiores, Viga
© Schran Images
Estação Beijing Fengtai / gmp Architects - Fotografia de Interiores, Escada, Fachada, Janela, Corrimão
© Schran Images

A Estação Fengtai existe desde 1896 e está localizada no 4º anel viário a sudoeste do centro da cidade. Após um concurso em 2010, a gmp e a China Railway Design Corporation foram contratadas para a reconstrução da estação. Em 2016, o projeto foi revisado e as obras começaram em 2018. O período de construção foi de pouco mais de três anos. A modernização da Estação Fengtai proporciona alívio para as outras duas grandes estações intermunicipais de Pequim, a Estação Sul e a Estação Oeste, melhorando as conexões entre os subúrbios e a infraestrutura da cidade, além de beneficiar o Distrito de Fengtai.

Estação Beijing Fengtai / gmp Architects - Fotografia de Interiores, Viga
© Schran Images
Estação Beijing Fengtai / gmp Architects - Fotografia de Interiores, Viga
© Schran Images

Com sua fachada marcada pelas colunas e o hall de entrada alto e iluminado pela luz do sol, que – semelhante a um aeroporto – também contém lojas, além das áreas de check-in e segurança, a estação é um importante novo centro de transporte. O edifício tem um layout simétrico e é acessível por todos os lados. Os viajantes que chegam a pé podem acessar a estação do norte e do sul através de dois grandes espaços públicos. Os veículos automotores chegam pelo nível acima, de onde há acesso à zona de embarque com áreas de espera, bilheterias e lojas.

Estação Beijing Fengtai / gmp Architects - Fotografia de Interiores
© Schran Images
Estação Beijing Fengtai / gmp Architects - Fotografia de Interiores
© Schran Images

Um elemento importante do conceito do projeto foi trazer bastante luz natural para ajudar os viajantes a encontrar o caminho pelo edifício. Luzes contínuas na cobertura de 495 metros de comprimento, bem como as fachadas de vidro, permitem a entrada de muita luz natural no interior, algumas das quais são conduzidas para os níveis mais baixos através de túneis solares. O telhado foi totalmente equipado com módulos solares projetados para gerar 7 milhões de quilowatts-hora de energia por ano, suprindo parcialmente a necessidade de eletricidade da estação. O edifício recebeu a certificação “China 3-Star Green Building”.

Estação Beijing Fengtai / gmp Architects - Fotografia de Interiores, Viga, Aço
© Schran Images

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Fengtai, Beijing, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Estação Beijing Fengtai / gmp Architects" [Beijing Fengtai Station / gmp Architects] 27 Out 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/991013/estacao-beijing-fengtai-gmp-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.