-
Arquitetos: IDOM
- Área: 30400 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Aitor Ortiz
-
Fabricantes: Hunter Douglas, BANDALUX, CHAUSAL, CIMESA, CORFU-N ROLS, Ecopavimentos Eguskiza, Gramometal, Hunter Douglas Architectural (Europe), Imalasa, Imar, Interpane, Lindner, MIABSA, Mena Pajuelo, Polygroup, RIVENTI, Rimex, SEIKIDE CARPINTEROS, Tarimatec, Terapia Urbana, +3
Descrição enviada pela equipe de projeto. A torre Bizkaia é um edifício cuja construção foi concluída em 1969 e originalmente destinada ao uso administrativo, abrigando a sede do banco Bilbao Vizcaya. O edifício tem uma área de 30.400 m2 dividida em três subsolos e 22 níveis acima do solo, atingindo uma altura de cerca de 90m.
50 anos após a sua construção, foi realizada uma ampla reforma que permitiu a implementação de uso comercial nos primeiros 6 andares, mantendo o uso administrativo no restante do edifício.
Dado o estado da torre, foi necessário esvaziá-la completamente mantendo apenas a estrutura, para possibilitar uma reconstrução global.
A estrutura do edifício, composta por pilares e vigas metálicas revestidas de concreto para proteção contra incêndios, também foi reformada com reforços generalizados nos pavimentos comerciais e nos administrativos, onde estão previstos usos públicos. Com exceção do bloco central de elevadores e escadas, os demais núcleos de comunicação foram demolidos e suas aberturas forjadas, gerando assim outros ambientes com maior capacidade em novos núcleos de comunicação.
Outras alterações estruturais de grande envergadura foram efetuadas para evitar constrangimentos funcionais na área comercial, como a implementação de um vão que conecta 5 pavimentos do edifício a escadas rolantes e que obrigou à remoção de uma das vigas principais do prédio. Isso gerou a necessidade de criar novos elementos de contraventamento.
Outro aspecto-chave da reforma incidiu sobre a fachada do edifício, protegida pela regulamentação municipal. Antes de iniciar a elaboração do projeto, foram realizados trabalhos de pesquisa e coleta de dados para construir uma fachada com características idênticas à original, corrigindo as modificações que o edifício sofreu ao longo dos anos.