-
Arquitetos: Piovenefabi
- Área: 350 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Andrea Consonni e Giuseppe Greppi, Associates Architecture
-
Fabricantes: Reprocentro, Zeppelin Santiago
Descrição enviada pela equipe de projeto. MEIO VAZIO LUA CHEIA é um caminho de 3 km de comprimento, que sai do centro da cidade de Logroño pela Ponte de Pedra, serpenteando pela zona rural mais próxima. O percurso passa, por ordem de aparecimento: pelo cemitério e crematório da cidade, por um tapete de pomares coletivos, arbustos e rochas dispersas, dois albergues para peregrinos com assentos públicos, um grande galpão, vinhedos e arbustos novamente.
Uma série de bandeiras fora de escala marca a estrada até o pico do Monte Cantabria - um terraço natural com vista para o rio Ebro e para a cidade. Mais uma vez, lá em cima, vemos principalmente rochas e arbustos, entre os quais encontramos um sítio arqueológico que será restaurado em breve e alguns elementos de infraestrutura - provavelmente tanques de água para a cidade de Logroño. Na vista de satélite aparecem alguns círculos perfeitos esculpidos na areia, possíveis vestígios de carros à deriva - memórias tangíveis da liberdade desejada.
O Monte Cantabria é um destino para caminhantes nórdicos, turistas, peregrinos, andarilhos, motoqueiros e invasores. Com um simples ato, queremos formalizar este destino, dando-lhe a forma de uma plataforma inclinada compartilhada. Um anfiteatro de madeira que suporta experiências pessoais e coletivas. Seu tamanho permite distância, e sua forma assegura a coletividade.
Da plataforma, podemos olhar o pôr-do-sol ou adormecer sob um tapete de estrelas. Uma cobertura simples oferece proteção contra as intempéries, enquanto um balão inflável de hélio marca o local à distância e difunde uma luz suave sobre a esplanada. O meio vazio é nossa maneira de habitar a natureza selvagem ao redor de Logroño.
Da cidade, a lua cheia, como um farol, sinaliza que algo está esperando lá em cima.