Granel / SAMI-arquitectos

Granel / SAMI-arquitectos - Fotografia de Interiores, Prateleira, VigaGranel / SAMI-arquitectos - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, VigaGranel / SAMI-arquitectos - Fotografia de Interiores, VigaGranel / SAMI-arquitectos - Fotografia de ExteriorGranel / SAMI-arquitectos - Mais Imagens+ 20

Cais do Pico, Portugal
  • Arquitetos Responsáveis: Inês Vieira da Silva, Miguel Vieira
  • Equipe De Projeto: Bruna Silva, João do Vale Martins
  • Cidade: Cais do Pico
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Granel / SAMI-arquitectos - Fotografia de Exterior
© Paulo Catrica

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Granel é uma estrutura agrícola inserida numa propriedade situada no centro do Cais do Pico, em São Roque do Pico. A casa de habitação desta propriedade, conhecida localmente como Casa da Farmácia, remonta aos séc. XVII/ séc. XVIII e é um dos edifícios de maior relevância do conjunto edificado da marginal do Cais do Pico não só pelas suas dimensões e pelo seu desenho de influência erudita mas também pelo facto de nele se encontrar instalada a Farmácia da vila.

Granel / SAMI-arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela
© Paulo Catrica

O Granel, situado dentro da propriedade mas sem frente de rua, destinava-se a armazenar alfaias e produtos agrícolas mas também a funcionar como carpintaria de apoio aos trabalhos de manutenção da casa e das construções existentes na propriedade. Pretendia, o dono-de-obra, transformar o Granel e Carpintaria em casa de habitação e veraneio utilizando unica e exclusivamente a madeira armazenada na carpintaria do edifício. O projecto partiu desta vontade, utilizando toda a madeira existente na carpintaria e trabalhando com uma equipa de carpinteiros locais (pai e filho) que com uma empresa familiar perpetuam uma grande tradição de trabalho em madeira, existente na ilha. Toda a pormenorização foi revista e discutida com os carpinteiros de forma a conciliar os desenhos de projecto de arquitectura com os pormenores construtivos tradicionais.

Granel / SAMI-arquitectos - Fotografia de Interiores, Prateleira, Viga
© Paulo Catrica
Granel / SAMI-arquitectos - Fotografia de Interiores, Viga
© Paulo Catrica

A obra efectuada foi, por isso, pensada com base nas madeiras existentes, aplicadas consoante as suas características e funções pretendidas. No exterior, dois volumes existentes (garagem e cozinha exterior) foram revestidos a madeira de criptoméria ao nível de paredes e coberturas, utilizando a acácia nas peças de maior exigência, isto é, peças em contacto com o terreno de remates construtivos. Ao nível do interior, em todas as paredes e tectos foi utilizada madeira de criptoméria, uma madeira de origem nipónica mas amplamente utilizada na construção no arquipélgo dos Açores sendo mesmo plantada pelo Governo Regional para utilização na construção civil.

Granel / SAMI-arquitectos - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Viga
© Paulo Catrica
Granel / SAMI-arquitectos - Imagem 16 de 25
Planta - Baixa

O Granel e Carpintaria existentes organizavam-se em quatro compartimentos sem ligação entre si e distribuídos em dois pisos distintos. A nossa intervenção propõe a ligação de todos os compartimentos com a introdução de duas caixas de escadas que estruturam o espaço interior. Ao nível do piso térreo, uma das caixas de escadas desenha o espaço da sala-de-estar e cozinha, ganhando protagonismo por se encontrar dentro destes espaços. Por isso o seu desenho é feito com particular cuidado, utilizando a madeira de Acácia nas longarinas de forma a sublinhar o seu desenho. Esta caixa de escada também define o desenho de dois quartos ao nível do primeiro piso. A outra caixa de escadas define quatro quartos distribuídos em dois pisos e fica embebida no volume da antiga carpintaria. Toda a estrutura de tabiques em madeira foi pensada de forma a responder a necessidades estruturais, utilizando as suas proporções e o seu desenho como elemento caracterizador dos vários espaços. A estrutura da cobertura foi refeita com madeira de incenso nos seus elementos estruturais e forro de criptoméria pintado a branco ou deixado à cor natural conforme os ambientes pretendidos. 

Granel / SAMI-arquitectos - Fotografia de Interiores
© Paulo Catrica

Não houve alteração de vãos nas fachadas à excepção dos do volume da garagem e cozinha exterior onde se desenharam vãos mais generosos, sobretudo no volume da antiga garagem. Partindo da proporção do portão desta, abriu-se um vão semelhante no seu alçado sul, proporcionando uma sala com enorme ligação para o exterior, relação inexistente nos volumes do granel e antiga carpintaria. A ligação por nós proporcionada entre as duas novas salas-de-estar permite o prolongamento da zona social da casa ao nível do seu piso térreo, bem como uma nova relação visual e física entre os seus espaços. Em todos os vãos de maior dimensão foram aplicadas portadas que permitem obscurecer e criar um filtro entre o interior e o exterior da casa, permitindo ainda a sua ventilação num clima ameno e húmido como o dos Açores.

Granel / SAMI-arquitectos - Fotografia de Interiores
© Paulo Catrica
Granel / SAMI-arquitectos - Fotografia de Interiores, Dormitório, Cama, Viga, Janela
© Paulo Catrica

A fachada poente do primeiro piso foi igualmente forrada com madeira de criptoméria de forma a dar maior contemporaneidade à intervenção, criando maior abstracção mas também maior envolvimento ao volume da antiga garagem, agora denominado de pavilhão novo. Também à cozinha exterior foi acrescentado uma plataforma exterior em madeira, uma zona de estar, que do ponto de vista formal contrabalança a forra da referida fachada poente. O Granel foi um projecto feito inteiramente com madeira existente e armazenada no edifício que se pretendia remodelar. Foi pormenorizado e detalhado em estreita discussão com os carpinteiros locais, tornando possível uma adaptação do saber tradicional a novas formas e usos. O resultado, sereno, natural, quase diriamos silencioso, deste projecto é para nós a prova de que os espaços contemporâneos criados traduzem um conhecimento do lugar e das técnicas construtivas existentes colocando-os em evidência com uma utilização inovadora, um desenho contemporâneo, capaz de criar um novo lugar.

Granel / SAMI-arquitectos - Fotografia de Exterior
© Paulo Catrica

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Granel / SAMI-arquitectos" 02 Nov 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/991110/granel-sami-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.