-
Arquitetos: Christophe Rousselle Architecte
- Área: 12500 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Takuji Shimmura
Descrição enviada pela equipe de projeto. O conjunto habitacional, localizado não muito longe da fronteira alemã, desenvolve três tipologias de arquitetura que respondem a diferentes situações urbanas. Assim, o ambiente envolvente é parte integrante do projeto, e a paisagem é integrada nele até ser transformada.
A plasticidade exacerbada e variada das três construções, compostas por volumes esguios, escalonados, e um conjunto de linhas fragmentadas, tem também o desafio de marcar a renovação do bairro. Apesar das diferentes expressões, o todo coerente está ligado a uma qualidade equivalente de comodidade: todos se beneficiam de orientações otimizadas.
De acordo com o contexto da cidade de Estrasburgo, a divisão dos volumes é ora gradual, ora marcada por uma forte verticalidade nas vias mais movimentadas. O edifício mais alto destaca-se mais, voluntariamente, por servir de sinal, graças à força da sua extraordinária expressão. O edifício parece um origami gigante, com seus amplos terraços esticados em triângulos com ângulos salientes.
Cria-se um novo contexto urbano, mais intenso. A vertente escultórica encontra toda a sua importância na cidade, pois permite a apropriação e a adesão do público à inerente transformação do urbano.