-
Arquitetos: Flipê Arquitetura
- Área: 180 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Gabriela Mestriner
-
Fabricantes: Clami, Dalessa, Deca, Flipê Decór, Jader Alemida, LS design, Wentz Design
Descrição enviada pela equipe de projeto. O nosso olhar para referências do passado revisitadas no hoje. Essa é a essência do apartamento 011; transformar elementos e história em uma nova linguagem própria, honrando o passado desde o nosso lugar de nova geração criativa.
O casal que habita traz essa complementariedade no olhar e persona, a vivacidade do novo e a admiração do design de outras décadas. Desse lugar parte nosso processo criativo, da personalidade de quem habita, que nos convida a pensar um espaço de essência nostálgica, localizada na região central da cidade de São Paulo, metrópole que traz no bairro essa dualidade do tempo passado e presente.
O layout é induzido pela estrutura construtiva do prédio, sem registros formais e com diferenças a cada pavimento, foi na demolição que chegamos à forma final de planta aberta. Um antigo apartamento setorizado, que toma sua nova forma, a mais generosa que a estrutura permite, dando uma grande percepção de amplitude, antes oculta em suas alvenarias espessas.
Nenhum ambiente permanece em seu lugar de origem e se organiza em um novo formato para atender a rotina e hábitos do casal. Materiais muito usados em outros tempos são revisitados, aparecem como protagonistas em novas formas e contextos, como o tijolo de vidro. A parede de anteparo do lavabo, além de ser elemento escultural que marca a identidade do espaço e a vista de entrada, dá a privacidade que o ambiente demanda.
A forma permite uma circulação fluida e fácil acesso a cuba desde toda a área social, para um bom funcionamento e como herança do momento em que o apartamento foi pensado; um cenário de pandemia em que os hábitos de higiene das mãos como rotina importante em ambientes sociais foram intensificados, marcando um tempo e seus espaços. O tijolo de vidro segue como identidade em outros ambientes, como suporte de setorização sem perder a iluminação natural, hora no closet, hora no banheiro da suíte do casal.
No projeto 011, temos outros elementos que nos remetem ao tempo, como o Granilite, a madeira com tom de jacarandá, tons de verde e vinho, assim como as portas em serralherias com vidro mini boreal, que fazem parte da identidade desse projeto como ferramenta de possível setorização dos ambientes integrados, que podem ter sua privacidade através delas.
As formas ovais que acontecem em sancas iluminadas no forro, com toque de cor no detalhe, contribuem para a atmosfera nostálgica, com linhas rebatidas no sofá curvo, solto e leve no espaço. Essa peça de mobiliário é elemento importante na dinâmica de usos e orbita entre os ambientes amplos e independente das linhas ortogonais de layout e alvenarias, não toca nenhuma parede e organiza as circulações. Ele foi desenhado como um importante elemento arquitetônico pela Flipê Decór, nossa frente de design, especialmente para esse projeto e hoje em linha, levando o nome e essência do projeto; Sofá 011.