-
Arquitetos: Cotí Arquitetura
- Área: 32 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Brenda Pontes
-
Fabricantes: AutoDesk, Trimble
Descrição enviada pela equipe de projeto. Jardim escritório ou escritório jardim. Foi essa a premissa para a reforma do ambiente original – de 12 m², com uma pequena janela, duas portas e vinculado ao recuo frontal do terreno – que passou a abrigar a Oficina Cotí.
O projeto desse escritório-oficina de arquitetura transmitiu no espaço construído o conceito – e o contexto – por trás de sua criação. Cotí vem de cotidiano, e da noção de que é no dia a dia e nas pequenas ações que está a força e o movimento. O processo de projetar esse espaço se deu em paralelo ao mestrado em Planejamento Urbano, fazendo com que os limites desses conhecimentos se entrelaçassem, em alguma medida. [Permeabilidade espacial; conexão com entorno; local de interação social, confronto e troca de experiências].
A partir dessas lentes, as alterações principais no espaço foram com relação às aberturas: a porta de acesso foi transformada em janela fixa. A janela existente, voltada à face sul, deu lugar a uma grande porta janela de vidro, conectando a área construída ao jardim. A proporção de 12 m² internos para 20 m² fortalece a ideia de jardim escritório, principalmente quando conectados física e visualmente.
Os limites do jardim foram executados com blocos de concreto que permitem a entrada da luz e sombra e, sobretudo, para manter a relação com o entorno imediato: um barracão de mão de obra, serralheria, marcenaria e pintura. Ambas as motivações trazem a noção de vitalidade para o espaço, tanto pela dança de texturas projetadas pelo sol, diferentes ao logo do dia e dos meses, quanto pela proximidade com os processos construtivos do entorno imediato, tão fundamentais para a concepção da arquitetura e para o proceder da criatividade cotidiana.
Internamente o layout é enxuto e multifuncional. O mobiliário contempla estações de trabalho, que são usadas também para reuniões, área para armazenamento de peças, amostras e referências, e mesa de luz para desenhos, maquetes e técnicas manuais.
Os materiais adotados seguem uma paleta neutra de cores que somados às texturas, luzes e sombras, compõem o espaço e dão lugar aos processos criativos. Concreto, brita, branco, cinza... e jardim.