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Arquitetos: KSM Architecture
- Área: 7 ft²)
- Ano: 2019
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Fotografias:Triple O Pixel
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Fabricantes: Crompton, Gazel Architectures, Jaquar, Kajaria, Parryware, Saint-Gobain
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Escola Maharishi Vidya Mandir é um edifício escolar CBSE em Periamet, Chennai. A escola foi projetada para cerca de 2.400 crianças. O projeto e a construção do edifício tinha que refletir o que acreditávamos: um ambiente caloroso, lúdico e acolhedor para as crianças que fosse preenchido com luz e ventilação natural. O principal objetivo do projeto é proporcionar às crianças um ambiente adequado para aprender e explorar.
Local - O lote de 6 hectares (1,6 acres) está localizado em Periamet, cercado por densos apartamentos residenciais, uma faculdade de veterinária, lojas comerciais e o Estádio Jawaharlal Nehru. O local tem uma fachada mínima tanto na estrada de Sydenhams quanto para a Baker Street, que servem como dois pontos de acesso por meio de passagens estreitas. Ambas as entradas ao local compartilham uma zona comum de chegada.
Zoneamento - A maior parte do terreno está voltada para face leste e oeste, e a direção predominante do vento é sudeste. O entorno a leste é ocupado por uma torre residencial. As árvores existentes dentro dos limites do terreno foram retidas, porém, duas árvores estavam na área de implantação do edifício e o projeto teve que acomodá-las. A implantação do edifício foi prevista para tirar proveito da direção predominante do vento, tendo em vista também que a torre residencial na parte leste projetava sombras no local, direcionando a localização do playground. Já a área de recreação das crianças do jardim de infância foi implantada a oeste, pois seria sombreada pelo prédio da escola pela manhã. O formato da construção permitiu que a maioria das aberturas fosse inserida exclusivamente a norte e sul, deixando a fachada oeste desprovida de qualquer abertura.
Planejamento - Um átrio foi configurado próximo à escadaria do primeiro pavimento para criar um interior dinâmico e estimulante com uma ampla claraboia para circulação do ar. Os vazios entre as salas de aula atuam como extensões das áreas de lazer para as crianças do jardim de infância, enquanto proporcionam luz natural. Um grande hall foi criado na entrada do edifício para proporcionar uma sensação de chegada aos usuários. Um corredor com vista para os pavimentos superiores empresta este espaço para melhorar a experiência, levando a uma varanda coberta que funciona como um palco que se abre para o playground, que também é uma praça congregacional para os estudantes durante a assembleia matinal. Este arranjo faz pleno uso da brisa do sul que sopra através deste espaço o tempo todo.
A sala de aula é um espaço onde as crianças passam a maior parte de seu tempo. Ela é iluminada com luz natural com uma boa ventilação. Para reduzir o ruído do corredor, foi criada uma zona de transição de 750 mm que foi utilizada para armazenar livros e bolsas escolares feitas de pedra de cuddapah. O espaço acima desta parede tem janelas que podem ser abertas e permitem ventilação cruzada.
Fachada - A fachada funciona como uma pele do edifício, protegendo-a da forte luz solar e do empoleiramento dos pombos. Os tijolos de cinzas foram feitos sob medida com 50 mm de altura para evitar a entrada de pássaros. Para reduzir os ninhos das aves na janela, uma pedra inclinada foi colocada acima da projeção da laje. O vazado dos tijolos tem 100 mm de largura e permite luz difusa. Alguns painéis emoldurados pintados em cores primárias proporcionam um relevo na fachada, assim como uma vista emoldurada para cada sala de aula. O tijolo Fly Ash Brick é um subproduto da queima de carvão pulverizado em usinas de geração de energia elétrica térmica. Esta cinza volante é utilizada para a fabricação de tijolos na indústria da construção civil. Os tijolos têm alta densidade, portanto, reduzem a permeabilidade à água, ao mesmo tempo, têm alta resistência, bem como resistência ao fogo e um alto isolamento térmico. A reutilização deste subproduto de resíduos é uma solução ambientalmente correta.