-
Arquitetos: Entrequadra Arquitetos
- Área: 250 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Júlia Totoli
-
Fabricantes: Dramalux, Galpão SIA, Ladrilharia BSB, Limão Paisagismo, Mariuno Móveis Planejados, Marmoraria Sahara , Muma Móveis e Decoração, Suvinil, Telelok , Tok&Stok, Tune Arquitetura , Visual Cortinas
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada no Shopping ID em Brasília, shopping de interior e decoração no coração da capital, a ArchademyDF é a terceira unidade física do grupo Archa. Trata-se de um espaço colaborativo de arquitetos e designers com estações de trabalho, salas de reunião e área de convivência proporcionando muitas trocas entre os residentes.
O projeto consiste em um grande coworking, com 35 estações de trabalho, 3 salas de reunião de tamanhos variados e uma generosa área de convivência com copa, áreas de estar e um pequeno anfiteatro.
O espaço, que antes era subdividido em várias salas menores, foi integrado e expandido com a apropriação do corredor central, abrigando metade do andar da torre. As lajes foram restauradas e deixadas à mostra nas áreas periféricas e uma parte em forro de gesso foi necessária para a área central do espaço, por conta das diversas tubulações prediais que permeiam a área do corredor principal.
Toda a estrutura de tubulação e fiação na área da laje foi mantida aparente com o uso de eletrocalhas na parte recuada da laje, que serviram para pontuar a iluminação de forma linear por todo o espaço. Na área de gesso, foi feita uma transição sutil por meio de uma sanca invertida com iluminação, que ressalta as nervuras da laje. A planta de teto serviu também para setorizar o projeto, alocando as estações de trabalho nas áreas de laje aparente próximas às janelas, e as salas de reunião na área central, trazendo conforto acústico. A área de convivência foi dividida pelo espaço da copa com parte em forro de gesso, e as demais áreas de estar e anfiteatro com laje aparente em uma grande trama metálica branca, diferenciando das demais.
O conceito do projeto se baseou nas cores bases da marca, em tons de rosa, bem marcados na primeira parte do espaço. Por não contar com recepcionista, a entrada recuada em rosa com a logomarca em neon atrai os clientes para o interior do espaço de forma orgânica e fluida. A copa toda em rosa segue o conceito de cor, marcando a área de convivência nesses tons. Para o resto do espaço, foram usadas cores mais neutras por meio de mobiliários brancos, cinzas e estantes em serralheria na cor preta e bastante vegetação. O piso todo em concreto aparente configura caráter industrial para o espaço.
Salas de reunião rápida suprem as demandas do dia a dia da profissão facilitando encontros e agregando as equipes, permeando por entre as áreas de trabalho e as casinhas mais reservadas, inspiradas no formato da marca.