-
Arquitetos: Openbook
- Área: 4000 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Fernando Guerra | FG+SG
-
Fabricantes: Andreu World, Burel Factory, Celenit, Innovus, Interface, SILOGIA, WINCANDERS
Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício da sede da PHC Software está situado no Taguspark, em Oeiras. Com uma área de 4.000m2, a fachada do edifício revela duas camadas distintas que permite à arquitetura explorar o equilíbrio entre o opaco e o transparente, onde os opacos servem também de proteção aos ventos.
A casca de betão que envolve o edifício tem uma linguagem sóbria e uma volumetria linear que se revela no dinamismo das suas curvas. Para além desta primeira camada de betão, uma segunda pele de vidro revela-se e deixa-se envolver de forma harmoniosa, promovendo a ligação entre o interior e o exterior. A permeabilidade e o dinamismo da fachada de betão revelam um jogo de luzes e sombras que dialoga com a arquitetura do edifício e marca a envolvente. O embasamento faz a relação entre a topografia do terreno e o piso de entrada, com o acesso ao plateau da receção a ser feito através da escadaria principal. As varandas desenhadas na fachada poente têm vista para o mar e servem de ligação entre o interior e o exterior, numa relação próxima com o terraço do piso térreo.
Formal por fora, informal por dentro. Ao chegarmos ao edifício deparamo-nos com todo o seu formalismo expresso em betão e vidro, e quando entramos somos confrontados por um desenho que explora ao máximo as interações e o lado social. O átrio de entrada com triplo pé direito assume-se como ponto de ligação entre as 4 grandes áreas interiores, identificadas através de uma palete cromática. Nestas 4 grandes áreas que organizam o espaço, é possível encontrar postos de trabalho e salas de reuniões com diferentes fins e tipologias, a par de diversas zonas sociais.