-
Arquitetos: MAMM DESIGN
- Área: 143 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Takumi Ota
-
Fabricantes: ARS, DN Lighting, Odelic, SCARA
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma edificação de 33 anos, feita em concreto armado, com 3 pavimentos e subsolo foi renovada como escritório e residência.
A área circundante se desenvolveu com fábricas de encadernação e impressão. No início, a metade inferior do volume também era usada como gráfica e a metade superior era usada como residência. Há cerca de 10 anos, toda a edificação foi convertida em residência e utilizada por um segundo proprietário. Neste projeto, o terceiro proprietário a renova outra vez.
Na reforma não projetamos tudo desde o início, mas procedemos com o desmantelamento. Os elementos do passado que surgiram dos acabamentos do presente nos deram grande inspiração. O processo de projeto pode ser chamado de “redescoberta”.
Por exemplo, para que a luz natural e o vento entrem em todos os recantos da casa, demolimos uma escada fechada e criamos um poço de luz que transpassa os cinco andares, do subsolo à cobertura. No início, a ideia era remover todas as escadas, mas como as barras de reforço apareceram de forma inesperada e bela durante a desmontagem, as deixamos como estavam e criamos uma “escada verde” na qual as plantas se entrelaçam.
Para dar um novo acabamento à parede externa, descascamos o reboco existente que o segundo proprietário havia acrescentado e, atrás dele, encontramos belos azulejos brilhantes do início da construção. Achamos que seria um bom contraste com o verde das árvores recém plantadas, então, decidimos polir e reutilizá-los.
Desta forma, ao proceder com a demolição, lemos atentamente as formas e materiais existentes e, por vezes, lhes oferecemos novos significados.
Como a maioria dos prédios vizinhos tem 2 andares, posicionamos a sala de estar no terceiro nível para ter uma visão aberta do jardim botânico próximo. Os quartos separados por uma caixa branca de banheiros estão localizados no segundo andar. Os dois andares superiores são divididos em duas partes na planta. Um, com piso de tijolos incluindo a escada verde e escadas utilitárias recém-instaladas, é um espaço de circulação, como uma rua na cidade. O outro, com piso de madeira, é mais privado.
A parte inferior do escritório ainda está sendo atualizada. É um espaço experimental onde o nosso novo desafio será implementado como primeira experiência, com prateleiras ou escadas construídas pelo método de fabricação digital.