-
Arquitetos: Studio Avana
- Área: 560 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:KIE
-
Fabricantes: Adobe Creative Cloud, Antonio Lupi, Ateson, AutoDesk, Lumion, Niro Granite Indonesia, Owen, Panasonic, SketchUp, TOSTEM LIXIL, Toto, Venus Tiles
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma casa pode contar uma história? A Casa Verdure conseguiu, de forma que cada configuração tem o objetivo de permitir que os moradores contem muitas histórias e compartilhem suas experiências em cada encontro. A casa fica ao lado de uma rua sombria em Bandung. Durante todo o ano, o entorno é uma combinação de um ambiente calmo, árvores exuberantes e ar fresco. A casa ocupa um terreno bastante grande que maximiza a função de cada cômodo para o conforto de todos os residentes.
O Studio Avana adotou uma abordagem única, configurando dois edifícios. Como os moradores são de diferentes gerações, o conceito de separação dos volumes busca segmentar as várias necessidades dos ocupantes. Embora separada, a Casa Verdure foi projetada para permitir uma forte conexão através de uma série de aberturas que se tornam um ponto de encontro. A residência tem três pavimentos, dois acima do solo e um subsolo destinado ao lazer. Os dois pavimentos acima dele são utilizados para abrigar várias atividades sociais e íntimas dos moradores.
Cômodos espaçosos e confortáveis foram projetados para acomodar uma variedade de necessidades, incluindo entreter um vasto grupo de parentes que visitam frequentemente a casa. Uma área de lazer, um estúdio de marcenaria, uma garagem, quatro quartos, vários banheiros, uma despensa em estilo japonês, uma área para churrasco e uma academia estão entre as instalações. Todas conectadas por amplas aberturas.
A Casa Verdure possui uma composição harmoniosa com a instalação de vários elementos como pedra natural, concreto e madeira, adotando uma infinidade de estilos como a industrial, a arquitetura tradicional japonesa e a tropical moderna. Estes aspectos colaboram para explicar a transição entre os espaços, não apenas em termos de estética. A cor natural da madeira é bastante dominante em todas as áreas da sala, tanto no exterior quanto no interior.
Os elementos de madeira podem ser vistos no exterior da casa, no portão, na entrada principal, na pérgola, na fachada ventilada e no deck de madeira. A madeira da fachada ventilada tem uma função dupla como barreira de luz solar, podendo ser aberta e fechada com base na necessidade de circulação de ar. Enquanto no interior, os elementos de madeira são instalados para revestir as paredes a fim de transmitir uma sensação de calor, como na sala de estar, na sala da família e em vários quartos.
A instalação de claraboias, de janelas amplas, da fachada ventilada e uma área única de jardim situada ao lado da piscina, permite o fluxo de ar nesta casa. A ventilação cruzada também é possibilitada pela abertura das divisórias entre os espaços. A casa também é mais eficiente energeticamente devido à instalação de painéis solares no telhado. A implementação desta estratégia cria sua própria complexidade, a fim de responder a diversas necessidades. A área do jardim e a distribuição de várias plantas dão a esta casa uma área verde que representa 40% da área total do terreno, daí o nome Casa Verdure.