-
Arquitetos: Christ & Gantenbein
- Ano: 2022
-
Fotografias:Giaime Meloni
Descrição enviada pela equipe de projeto. Paris Internationale, uma feira de arte movida por uma ideia de independência, colaboração e parcerias. A cada ano a feira exibe arte contemporânea em um local diferente e a edição de 2022 acontece em um dos primeiros edifícios de fachada envidraçada de Paris. No passado, este edifício abrigou o estúdio do fotógrafo francês Nadar e foi sede da primeira exposição impressionista em 1874.
Transformado na década de 1990 e mais recentemente utilizado como edifício comercial e de escritórios, este espaço foi abandonado durante a pandemia. Toda a sua infraestrutura interior foi removida, revelando uma estrutura nua e esquelética, bem como o seu vasto potencial.
A Christ & Gantenbein confiou em sua substancial experiência na criação de espaços para arte e cultura para conceber o design do espaço de exposição da feira de acordo com sua localização e contexto. O interior bruto é mantido praticamente intacto, proporcionando algo inesperado no centro de Paris, no Boulevard des Capucines, entre a Opéra Garnier e La Madeleine. Com quase 3000 metros quadrados, o edifício é como uma cidade dentro de uma cidade, a C&G reinterpreta os princípios hausmannianos formando um sistema radical de luzes e paredes temporárias. A casca vazia e as placas profundas do piso são sobrepostas por uma rede de linhas retas perpendiculares ao bulevar, criando um projeto de exposição que desafia a ideia preconcebida do estande da feira de arte. Caminhos abertos se estendem da rua ao pátio, apesar dos obstáculos.
Este sistema de uma saída do corredor como unidade organizacional central da feira de arte, orienta sutilmente os visitantes pelo edifício com o mínimo de esforço e recursos materiais. Os 67 estandes de diferentes dimensões, distribuídos em 4 andares acima do solo, abrigam 60 galerias de mais de 20 países. Fiel à identidade da Paris Internationale, luzes de neon e paredes de gesso cartonado são os principais elementos usados para separar os estandes e exibir obras de arte.
Ao lado dos espaços expositivos, um lobby e um café são decorados com objetos feitos sob medida projetados por Christ & Gantenbein. Cafés, livraria, restaurante pop-up, atendidos pelo estúdio de culinária criativa “We are ONA”, um espaço ao ar livre e outras infraestruturas estão estrategicamente situadas em cada andar para quebrar a grade. A intervenção da C&G para a Paris Internationale confere à 8ª edição desta feira uma abordagem que funde a contextualidade com a radicalidade através de recursos mínimos, garantindo aos expositores e visitantes uma experiência única.
Alguns dos principais projetos concluídos de Christ & Gantenbein incluem a expansão e transformação do Museu Nacional Suíço em Zurique e a extensão do Kunstmuseum Basel. Entre seus diversos projetos atuais estão o desenvolvimento de habitação social a ser concluído no 15º arrondissement de Paris, a extensão do Museu Wallraf-Richartz em Colônia, a extensão do MACBA em Barcelona e a renovação do edifício principal do Kunstmuseum em Basileia.