Descrição enviada pela equipe de projeto. A ponte pedonal de Shenzhen Shuiwei está localizada na Fuqiang Road, em Shenzhen, China, e seu vão é de 70,5 m. Este projeto conecta o Parque Huanggang, muitas escolas e áreas residenciais. Devido ao aumento do tráfego, a travessia na faixa tornou-se uma maneira perigosa e ineficiente de atravessar a via. Consideramos a passarela uma parte importante do sistema de movimento lento multinível da cidade. O projeto proporciona, portanto, uma experiência única ao pedestre e dá à ponte uma sensação de qualidade e espírito.
Uma cobertura guarda-chuva de apoio único. O projeto da cobertura da ponte Shuwei é diferente de muitas outras pontes que possuem apoios em ambos os lados. Com a estrutura de pilar único as pessoas podem apreciar a paisagem de ambos os lados, sem qualquer obstrução. Este projeto é baseado no hábito das pessoas de olharem para os dois lados da ponte e apreciarem a cidade ao passar por ela, de modo a proporcionar uma boa experiência de caminhada.
Construção pré-fabricada. A intenção original de construir pontes para pedestres é promover a caminhada e reduzir os congestionamentos. No entanto, a construção de muitas pontes traz um longo tempo de construção e uma grande quantidade de poeira no processo, causando congestionamentos no trânsito e poluição do ar, o que faz com que as pessoas se afastem. Neste projeto, utilizamos métodos de construção pré-fabricados para resolver eficazmente este problema. A cobertura da ponte principal é projetada com grandes módulos pré-fabricados de aço. Para os trabalhadores da construção, o ambiente de trabalho relativamente estável na fábrica tem um fator de segurança mais alto do que a operação complexa no local. Ou seja, a qualidade e o processo de construção dos componentes podem ser melhor controlados nas fábricas. Com isso, as vantagens da pré-fabricação tornam-se mais óbvias pois o tempo de construção no local é muito reduzido.
Aproveitamento da água da chuva e sustentabilidade. A água da chuva escorre livremente para a floreira no deck da ponte. A inclinação longitudinal é usada para coletar a água até o final, e um tubo de drenagem transversal é fixado na extremidade da floreira e conectado ao outro tubo de drenagem longitudinal dentro da viga. A tubulação vertical é provida de tirantes em ambas as extremidades da ponte, que descem ao longo do píer da ponte principal até a área verde no terreno.
Teto de madeira, integração com a natureza. Uma calha é fixada externamente ao corrimão da ponte principal. O período de floração da Bougainvillea Rubra pode ser de novembro a junho do ano seguinte. Na ponte podem ser vistos três tipos de plantas com diferentes períodos de floração e cores selecionadas para combinar com as plantas de nível médio, já a cânfora é escolhida para a composição de nível alto. O teto da ponte é composto por um painel de alumínio com textura de madeira, proporcionando as funções de sombreamento e abrigo. Ao mesmo tempo, a cor da madeira amarela clara oferece aos usuários uma sensação aconchego e se integra à paisagem verde circundante.
Controle de detalhes e iluminação exclusiva. À noite, a iluminação da ponte também surge discretamente, o que evidencia a qualidade e conotação da estrutura. A iluminação gera luz e sombra em forma de "X" no chão, que é vívida e interessante. Na parte inferior da ponte principal, o lado côncavo, com uma arandela, proporciona um efeito único de luz e sombra. Quando o motorista dirige pela parte inferior da ponte, o design delicado também dispersa a monotonia do dia a dia.
Material de cobertura de alta qualidade. Chapas de titânio são adotadas para o telhado. O modo de conexão das placas é feito sem nenhuma perfuração porque o modo de suporte está oculto sob o painel. O sistema duplo vertical das chapas de titânio é mecânico e manual, o que resolve a expansão e contração térmica, evitando danos à estrutura.
Design sem barreiras, caminho desimpedido. O projeto da ponte Shuiwei leva em consideração o uso de idosos, deficientes, crianças e pessoas carregando bagagem e bicicletas. Dois elevadores verticais estão instalados em ambos os lados da ponte. Os pedestres podem entrar e sair por meio dos elevadores, atendendo às necessidades de grupos vulneráveis e pessoas com deficiências de mobilidade, melhorando o conforto e a conveniência. O projeto da passarela pode melhorar a experiência do pedestre na cidade de alta densidade e promoverá a perspectiva de coexistência harmoniosa entre os seres humanos e a natureza.