-
Arquitetos: React Architects
- Área: 215 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Panagiotis Voumvakis
-
Fabricantes: BRIGHT, Christos Gerochristos, Kritikos Wood, Manolis Fokianos, Perfect Pools, STEFANOS PATELIS, YDRO
Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno fica ao sul da Ilha de Paros, o trecho mais extenso tem face sudoeste, com vista para o mar, para a baía de Aliki, e Antiparos. O edifício repousa na encosta e se adapta à topografia e à morfologia do terreno.
Grandes paredes transversais penetram na encosta. Estas paredes configuram os pátios e dão continuidade ao interior da casa em direção à paisagem. Os ambientes criados entre as paredes definem o acesso, organizam o jardim e configuram uma piscina e um pátio coberto.
Estes espaços fluem do interior, moldados pelas paredes, visíveis apenas na face leste do terreno; de forma que o cenário cotidiano é revelado ao entrar na residência. Um caminho os atravessa, conectando as seções temáticas. O percurso se desdobra paralelamente a circulação interna da casa, configurando vistas para o mar e para as áreas habitáveis.
O volume da casa se desenvolve em direção à vista e protege-se contra um muro baixo de pedra emoldurando uma vista a oeste. Por um lado, os volumes estão firmemente presos ao solo e por outro, parecem flutuar em direção à vista e ao relevo natural. O mesmo padrão é seguido pelos pátios intermediários e frontais - varandas voltadas para o mar.
A entrada fica na face norte do terreno e o ponto mais alto funciona como uma porta de entrada para a residência. Tudo está escondido atrás da parede branca com aberturas mínimas, dando as boas-vindas ao visitante, ocultando o layout interno, assim como os pátios frontais. A composição do projeto possui polos funcionais e opostos:
- Espaços ocultos e expostos ao olho do visitante
- Pátios abrigados com áreas para sentar e pátios abertos à vista.
- Percursos fechados internos e entre os limites dos muros.
- Habitar na Natureza e pairar sobre a encosta
O grande volume de um único bloco é dividido em volumes menores, diretamente adaptados ao terreno. A "Quinta vista", de cima, torna-se dominante apoiada na encosta.
A arquitetura oscila sobre a paisagem formando unidades espaciais na tentativa de definir o cenário de casas de férias. A intensa luz das Cíclades encena elaboradamente todos os cenários possíveis e transforma, durante o dia, a composição arquitetônica. A arquitetura abraça a atividade humana, criando uma intimidade com o espaço e o lugar.