-
Arquitetos: mainstudio architecture
- Área: 194 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Félix Michaud
-
Fabricantes: BP Canada , Juste Du Pin
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto foi pensado para acolher jovens músicos em um acampamento de verão em Lanaudière, região do Quebec, no Canadá. A casa, projetada para acomodar 30 campistas, foi construída para substituir uma antiga cabana de campo que ficava no mesmo local e levava o mesmo nome.
A localização deste alojamento destaca-se na disposição geral dos pavilhões. Situado em um promontório com impressionantes coníferas e com vista para um belo lago, o terreno é isolado de outras instalações. Por esta razão, o desenho deste refúgio de montanha foi consideravelmente condicionado pelo ambiente natural. Era essencial construir sutilmente por entre as árvores para enfatizá-las e garantir uma convivência harmoniosa entre a natureza e os visitantes.
O volume está disposto ao lado do lago, otimizando as vistas sobre a água. Ele está estruturado em dois blocos principais, o mais imponente contém os quartos dos campistas e o outro abriga as instalações sanitárias.
O verão no acampamento é uma imersão em um mundo distante do adulto, uma imersão em uma comunidade na qual as crianças trazem sua própria energia. Portanto, para o arquiteto e os administradores do acampamento, era fundamental oferecer um refúgio que ecoasse o imaginário da infância. Assim, a simplicidade do volume lembra os princípios fundamentais que caracterizam a cabana intuitivamente ilustrada pela criança: algumas linhas verticais que representam as paredes, um triângulo que representa o telhado e detalhes que sugerem portas e janelas. O telhado de grandes dimensões, elemento central que se ergue da floresta, também faz parte da materialização deste mundo lúdico, quase imaginário. A materialidade exterior, sóbria e monocromática, permite realçar a forma e a singularidade das dimensões do volume.