-
Arquitetos: GSBN Studio
- Área: 119 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Katherine Lu
-
Fabricantes: Astra Walker, Enzie, Heka Hoods, Lysaght, New Age Veneers, Nicco Timber Windows and Doors, Preference Flooring, Velux
Descrição enviada pela equipe de projeto. O objetivo do projeto era transformar uma casa familiar de dois pavimentos com terraço na cobertura em um cativante híbrido arquitetônico. Uma casa insuspeita se apresenta à rua, enquanto um volume prateado brilhante brinca de esconde-esconde com a via que está atrás: Silver Back. Projetado para que uma jovem família cresça dentro, Silver Back é um refúgio no vibrante subúrbio de Marrickville.
Inspirado pela natureza bruta e tátil dos materiais aparentes, o projeto celebra uma abordagem funcional do desenho. Reminiscente da arquitetura rural australiana, o anexo da casa é revestido inteiramente em chapa corrugada. Ao contrário de seus vizinhos, a nova caixa de metal esconde um interior quente e aberto com uma escada em espiral que costura o antigo com o novo. Curvas sutis criadas a partir dessa espiral formam uma nova rota de entrada que se estabelece entre o pátio e o banheiro antes de acessar a cozinha e sala de jantar combinadas. Peças quentes de carpintaria de madeira de ambos os lados do espaço com um piso de concreto atendem as as demandas de pavimentações porosas do lado de fora.
No pavimento superior as curvas continuam em torno de um banheiro embutido e dentro do quarto principal. Junto aos tons naturais dos azulejos, carpintaria e piso de sisal, a maciez do interior justapõe e equilibra o revestimento externo protetor, que de outra forma seria duro. Volumes livres sobressaem e perfuram a fachada metálica para quebrar a continuidade do revestimento corrugado, criando privacidade através de bolsões verdes de jardim. A articulação da fachada anima tanto os espaços internos quanto as vistas externas da paisagem da rua.
Silver Back é um exemplar de arquitetura curioso, que trouxe um novo espírito para a tipologia dominante no entorno. Ele mostra como intervenções simples podem transformar estruturas existentes para atender às necessidades em constante mudança dos novos moradores. Movimentos estratégicos na forma e materialidade trabalham juntos para criar uma casa inspiradora tanto para a família quanto para a comunidade.