-
Arquitetos: em-estudio
- Área: 5308 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Lorena Darquea Schettini, Ixca Ledezma
-
Fabricantes: AutoDesk, Cemex, Eurovent, Herralum, Imperquimia, Mabe, Napresa, Porcelanite, URREA, Yale
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Edifício Bit Loft está localizado na esquina da Avenida Colón com a Rua Montenegro, no centro histórico de Guadalajara, México, no bairro Mexicaltzingo, uma das regiões mais tradicionais da cidade. Trata-se de um projeto de apartamentos desenhados para pessoas que dão prioridade a uma localização central na cidade e a ter instalações públicas dentro do edifício para trabalho e lazer.
O projeto está localizado no que costumava ser a antiga fábrica Mosaicos Hércules, onde o edifício histórico da Rua Montenegro foi preservado e restaurado. A proposta está integrada no edifício histórico existente, e com uma linguagem contemporânea procura, a partir do contraste, estabelecer um diálogo com a arquitetura tradicional da cidade.
As aberturas do edifício na fachada da Avenida Colón, onde está a entrada principal, procuram através de sua verticalidade ter uma relação com as aberturas tradicionais, mas com um ritmo diferente daquele existente nos edifícios históricos. Um volume "aparente" se acopla no edifício "histórico", e a verticalidade das aberturas acima mencionadas é enfatizada por meio de costelas de bloco.
O térreo, em suas duas frentes para a rua, é destinado ao uso comercial com 4 instalações. 39 apartamentos são distribuídos entre os volumes que moldam a fachada e os que são gerados no espaço interno. O projeto tem um andar de estacionamento semi-subolo e quatro pavimentos de apartamentos, buscando manter uma relação de gabarito com os edifícios vizinhos.
Ao entrar no edifício, chega-se a um grande pátio distribuidor onde se localizam as circulações verticais e horizontais. Todos os apartamentos no volume interno são duplex; no térreo, metade dos apartamentos tem acesso a partir deste "pátio", e a outra metade tem acesso a partir do quarto pavimento, o que cria um espaço de pé direito triplo sem circulação que gera privacidade e permite a entrada de ar e luz.
As lajes de cobertura do edifício na rua Montenegro são adaptadas como terraços para os apartamentos, um gesto que se repete nas coberturas dos volumes internos. Na laje acima do volume voltado para a Av. Colón estão as amenidades do edifício: espaço para coworking, academia e área de jogos.