-
Arquitetos: Masaaki Hisatake Architects
- Área: 1713 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Nacasa & Partners Inc.
-
Fabricantes: Aica Kogyo Company, Panasonic, SKK Kaken, Toli Corporation, YOSHINO GYPSUM
Contexto - [Uma instalação para a próxima geração que visa contribuir com os funcionários, a indústria e a comunidade]. O Nakagawa Century Memorial Hall é uma instalação complexa que inclui escritórios da sede, um centro de treinamento e uma cafeteria. A cafeteria é aberta ao público.
Conceitos-chave - [Um escritório sustentável que utiliza a "sabedoria tradicional japonesa" e desfruta do "verde, da água, do vento e da luz", ou seja, da natureza em todos os cinco sentidos]. O edifício está situado em um local histórico do período Nara (710-794), e tivemos como objetivo criar um espaço onde as pessoas que aqui se reúnem possam desfrutar da "natureza". A sabedoria tradicional japonesa ("sala conectada ao jardim, jardim iluminado, espaço limítrofe com beiral (engawa em japonês), claraboia e uso de águas subterrâneas) foi incorporada ao projeto para criar um ambiente sustentável que faz uso de energia natural.
O terreno tem aproximadamente 100m de comprimento de norte a sul e é dividido em dois blocos conectados por uma ponte com um pátio no centro. Um jardim também está localizado na borda norte-sul do terreno, e a abertura na empena voltada para o jardim é inteiramente de vidro para que as pessoas possam se observar durante as atividades. O ambiente voltado para o pátio também é arborizado, criando uma "sala com jardim". O som da água ecoa agradavelmente no interior do edifício, graças à vegetação e aos espelhos d'água posicionados em várias partes do edifício. No centro do volume, uma escada e um "jardim de luz", juntamente com janelas nas paredes leste e oeste, criam um fluxo de ventilação. A "claraboia" possui um painel de alumínio perfurado para possibilitar a entrada suave da luz solar e expelir o calor através da abertura na parte superior.
Algumas superfícies das paredes externas foram recuadas para criar um engawa. Ele controla a radiação solar e reduz a carga de calor nos espaços interiores. Um poço na parte inferior do pátio fornece ventilação natural usando a temperatura da água subterrânea. Aqui, as pessoas podem experimentar a natureza com todos os seus sentidos, como brisas suaves, luz solar e vegetação úmida, tornando-se um local de bem-estar.
Estrutura e Materiais - A estrutura é feita em aço com um pórtico de 12,5 metros, criando um espaço flexível. O exterior é feito de cimento Portland com agregado como material de núcleo, reforçado com uma rede de fibra de vidro embutida na placa e revestida com resina acrílica em duas cores. O primeiro andar é finalizado com terra diatomácea, criando uma sensação de continuidade com o solo do jardim externo. O mobiliário é feito de cedro Yoshino de produção e consumo local, criando uma atmosfera suave com aroma de madeira.
Escritório Inteligente - As instalações são projetadas como escritórios inteligentes que utilizam o que há de mais moderno em IOT, como controle de iluminação e ar condicionado por dispositivos inteligentes/de reconhecimento facial/máscara de som.