-
Arquitetos: H-H Studio
- Área: 251 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Hoang Le
-
Fabricantes: Caesar, Xingfa
Descrição enviada pela equipe de projeto. O conceito de projeto foi criar um espaço que remetesse à uma passarela, já que, a moradora que tem um interesse especial por moda e é amiga querida do arquiteto. A passarela começa no térreo, na escada da sala de estar, depois sobe e envolve o átrio até o nível superior, onde a luz do sol brilha através das cinco “caixas tropicais” (cubos de 0,9 m, descritos mais adiante).
A circulação em espiral ao redor do átrio cria a sensação de um núcleo central, conectando o restante dos espaços e alterando dinamicamente o ponto de vista à medida que a pessoa caminha. A cortina do chão ao teto é utilizada para esconder a cozinha, conforme necessário para usar o espaço como galeria, exibindo pôsteres de moda ou fotos de família em uma parede branca de três andares.
A planta do térreo é projetada para oferecer um espaço aberto (5 m x 5,3 m) na parte posterior do volume que, por sua vez, tem um papel importante ao abrir as vistas desde o interior, promovendo uma sensação de silêncio, calma, relaxamento e adicionando a presença da natureza, como a vista da lua, luz solar, ar fresco e brisa.
Para criar uma edificação com condições adequadas ao clima tropical, utilizamos tais estratégias combinadas:
- Espaços de apoio como cozinha, circulação e closet estão dispostos contra a parede lateral longitudinal.
- Cada espaço é conectado e possui luz do sol, vegetação e ventilação natural.
- O quintal (5 m x 5,3 m) permite um deslocamento da propriedade adjacente para capturar a brisa do verão ao leste.
- A vegetação e a barra vertical de metal na fachada frontal noroeste e na fachada posterior sudeste ajudam a amenizar a intensa radiação solar, o ruído da rua e a fumaça dos veículos.
- A parede de tijolos dupla no lado nordeste e sudoeste é perfurada com pequenos canos para liberar o acúmulo de calor extra.
- Um novo elemento de design é introduzido neste projeto e o chamamos de “caixa tropical”. Ele é projetado com dupla função - iluminação e ventilação, e é semelhante a uma cúpula de luz. A veneziana está voltada para a direção do vento a fim de capturar a brisa, o painel de vidro fixo na parte superior traz a luz do sol, e outras faces da caixa são sólidas para oferecer mais proteção. Há cinco dessas caixas pontuadas no teto para melhorar o mecanismo de ventilação passiva.
Desprendemos especial atenção à disposição dos espaços, iluminação, materiais, forma, vegetação, etc. Certa vez, ficamos surpresos ao saber que a proprietária conseguia ver a lua através das aberturas do telhado.