-
Arquitetos: JXA Studio
- Área: 500 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:KIE
-
Fabricantes: Arturo Flakes Multicolor, Jayaboard Gypsum, Niro Granite Indonesia, Toto
Descrição enviada pela equipe de projeto. Preste atenção no vão, aparecendo massivamente na fachada de concreto intercalada com linhas marcadas. Visualmente, as lacunas tornam-se uma analogia para pausa, respiração e liberação. Os vãos funcionam como entrada para a circulação direta da luz do sol e do ar e também reduzem o ruído do ambiente.
Tratava-se de criar um espaço para acomodar o negócio do cliente que incluía uma loja, escritório e espaço de coworking com a ideia de construir uma obra arquitetônica no meio de uma área densamente povoada e de acesso rodoviário limitado, representando um ambiente sábio, calmo, mas edificante. É um desafio fazer deste volume um ícone no meio envolvente, bem como uma analogia para uma empresa que se destaca no meio da multidão. A aplicação do concreto aparente na fachada gera um elemento estético cru e honesto. Este concreto pré-moldado funciona como redutor de calor e ruído, com manutenção mínima.
Na fachada frontal, o piso de pau-ferro se espalhava pela área de varejo no térreo. A orientação do eixo da sala é ajustada para estar alinhada com a abertura da porta principal no canto do terreno, tornando-a única e atraente. O fluxo de circulação é, então, direcionado para a área intermediária que é composta pela copa, sala de estar e pátio interno. A sala de estar é revestida com linhas sólidas de madeira e mobiliada com uma escada em espiral que se torna o ponto focal do ambiente. A escada possui uma claraboia logo acima permitindo a entrada de luz solar abundante desde a manhã até a noite. Dessa forma, o conceito de sala fechada ainda pode ser confortável com a presença de grandes entradas de luz solar e ar.
A área de comunicação com clientes e comunidades está voltada para os fundos do terreno onde o pátio pode servir como um espaço de discussão aberto, mas com privacidade. A área utiliza tijolos colocados em um padrão único para criar um espaço mais dinâmico e criativo que condiz com o propósito da empresa. Vários bancos feitos de pedras andesita com o tamanho de 1-2 metros são simplesmente posicionados no jardim, alimentando o conceito geral. Para antecipar a alta estação das chuvas, este espaço semi-aberto foi projetado com uma cobertura deslizante inteligente que pode ser ativada por controle remoto quando estiver prestes a chover. O projeto arquitetônico procura mostrar que os espaços criados são capazes de dar um estímulo e uma condição para que os ocupantes possam ser mais criativos, colaborativos e interessados em desenvolver seus negócios.