-
Arquitetos: 57STUDIO
- Área: 1655 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Aryeh Kornfeld, Roland Halbe, 57STUDIO
-
Fabricantes: Hunter Douglas, BO CONCEPT, CHC, Gorenje, Opendark, Rollux
Descrição enviada pela equipe de projeto. Durante os últimos anos, o valor de terrenos em regiões urbanas tem aumentado na cidade de Santiago, dando origem a necessidade de procurar novos formatos de casas em lotes mais reduzidos. Assim nasce a chamada “townhouse” ou casa urbana. Este formato procura aproveitar da escassez de terrenos desenvolvendo os projetos de maneira vertical, proporcionando a cada casa um pequeno pátio ou jardim e entregando a possibilidade de acessar a cobertura.
Casa Holanda é concebida como um edifício residencial de três andares e fachada continua voltada à rua, abrigando 12 residências em formato vertical mais um apartamento de dois andares localizado em cima do acesso de veículos. As residências em vertical terminam com um terraço na cobertura, o qual permite observar desde o nível da copa das árvores a paisagem circundante do bairro "El Aguilucho", setor tradicional de casas de baixa altura localizado no limite entre os bairros de Providencia e Ñuñoa.
O projeto foi concebido em concreto armado com acabamento aparente e inclui vários detalhes em metal, entre os quais se destacam as escadas e corrimões como elementos que entregam continuidade e identidade aos espaços verticais, além de dar ritmo e transparência as fachadas laterais. Ao contrário, na fachada que enfrenta a rua, ao oeste, foram dispostas aberturas menores e alternadas que procuram romper com a disparidade das subdivisões interiores a fim de conseguir uma composição unitária. Estas aberturas possuem uma série de persianas dobráveis, fabricadas de chapas metálicas onduladas e micro perfuradas, que atuam como proteção solar e garantem a privacidade. Ao mesmo tempo, enfrentando as paredes se incorpora uma fachada ventilada do mesmo material, que ao fecharem-se persianas modifica sua aparência em uma face completamente homogênea.