-
Arquitetos: OHArchitecture
- Área: 77 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:exp Atsushi Shiotani
Descrição enviada pela equipe de projeto. Um jardim é criado pelo cliente - que é jardineiro - e ele muda com as estações do ano. O Monte Takayasu tem um próspero cultivo de flores e a superfície da montanha é tingida de cores vivas. Na área rural onde as atividades das pessoas aparecem como cenários pitorescos, o projeto de renovação desse escritório de dois andares construído em madeira surge cercado por uma paisagem atraente.
O volume existente possuía muitas janelas salientes. Este tipo de janela pode ser considerado um dispositivo arquitetônico que tenta expandir o espaço interior para o espaço exterior.
Este projeto trata-se basicamente do processo de criar ambientes internos em um espaço limitado. Com isso, fazia sentido que a abertura do volume existente fosse projetada como uma janela saliente para se aproximar da paisagem natural.
Por outro lado, sentimos que esta simples janela saliente se limitava à possibilidade de fazer parte da envolvente do volume, não podendo se tornar um dispositivo que provocasse uma mudança dramática no espaço interior. Se pudermos repensar como deve ser a abertura e criar um espaço que aproveite ao máximo o ambiente envolvente atraente, a edificação se tornará um escritório com uma riqueza única que só pode ser vista neste local.
E as janelas onde o exterior invade o interior em vez de expandir o espaço interno para o externo? Achamos que seria possível criar um lugar na sala que se posicionasse como parte do ambiente circundante utilizando cada janela como base. É exatamente uma "janela de intrusão" que traz o exterior para o interior tanto quanto possível. Através da configuração desta janela de entrada, o interior do escritório é inundado de características que tornam possível sentir a presença da natureza envolvente.
Acreditamos que este é um escritório ideal para jardineiros, que estão sempre engajados em atividades criativas conectadas com a natureza no mundo exterior.