-
Arquitetos: DX Arquitectos
- Área: 50 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Alonso Adasme
-
Fabricantes: Bosca, LP, Manacor, Streeto, Ureta
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto deste pequeno abrigo é concebido como uma extensão da casa da família em Santiago; um mini pied-à-terre (pequena habitação para uso ocasional), que durante a pandemia permitiu ao grupo longas horas de leitura familiar em voz alta, conexão com a natureza e calmaria. Naqueles dias, Terry Pratchett levou os proprietários a descobrir a importância das cabanas para as bruxas, como um espaço que define e perpetua a estabilidade e o trânsito do ciclo da vida.
A Casa de Bruxas está localizada em uma reserva ecológica adjacente ao Parque Nacional La Campana, onde predomina a vegetação nativa, dominada por espinhos de quillayes.
Com a estratégia de localizar a cabana no solo, pretende-se alcançar uma íntima comunhão com a paisagem, reduzindo ao mínimo possível a marca deixada pelo objeto construído no local. Com este princípio, este refúgio se conecta com o ambiente envolvente, impregnando-se do seu espírito selvagem e estabelecendo um diálogo dominado por formas simples, materiais aparentes que transmitem toda a autêntica beleza e convidam à contemplação e ao descanso.
A Casa de Bruxas é projetada sobre palafitas em uma grade de 60 x 60 cm e módulos de 240 x 120 cm, a partir de uma planta de 4,80 x 7,20 cm e um sótão com teto inclinado de 2,40 x 7,20. O espaço gerado entre o declive do terreno e a planta baixa encerra-se com divisórias perimetrais, que juntamente com o referido sótão, revelam a estratégia de conseguir atingir a máxima habitabilidade do volume projetado, concretizando um programa de dormitórios, espaços comuns e uma adega.
Sua estrutura é composta por sete caixilhos de madeira cuja seção “desenha” suas elevações convergentes de duas águas que definem a marca da cabana. O refúgio foi executado inteiramente em pinho natural, com mão-de-obra local. Como tratamento, a madeira recebe uma cor azul índigo.