-
Arquitetos: Atelier Pupa
- Área: 212 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:do mal o menos
-
Fabricantes: Cayabima , Janelar , PORVENTURA, Superbotânica
Descrição enviada pela equipe de projeto. A moradia, originalmente, possui uma sucessão de espaços compartimentados para cada função. Assim, o objectivo assenta na criação de espaços mais amplos e fluídos, comunicantes entre si, bem como no aproveitamento de uma das áreas esconsas do piso superior (área não útil) para a criação de um duplo pé-direito na sala de estar, o qual confere amplitude ao espaço que ganha outra dimensão. A entrada faz-se por uma pequena zona aberta de hall que dá directamente acesso à lavandaria e cozinha e que se ramifica para um corredor, sempre em comunicação com a cozinha (que se mantém na sua localização original) e que distribui para a sala de jantar, sala de estar, instalação sanitária social, suite e acesso vertical ao piso superior.
Através da horizontalidade de uma peça versátil em carpintaria que acompanha todo o corredor e cozinha, consegue-se uma divisão híbrida destes dois espaços. Este elemento que funciona como uma linha condutora, possui arrumação fechada para a cozinha e contém os electrodomésticos, e zonas abertas para o corredor. No seu limite, que define o início da sala de jantar, cria-se uma espécie de “marca” no pavimento, através da utilização de revestimento diferente, a fim de dar continuidade a esse gesto. A sala de jantar encontra-se aberta para a sala de estar – com a anulação dos dois quartos existentes -, tendo esta última um elemento que marca, organiza o espaço e o separa do acesso ao piso superior: uma lareira suspensa que marca também a transição entre o pé-direito existente e o duplo pé-direito que se cria.
Através da reformulação da antiga sala de estar e instalação sanitária, cria-se uma I.S. social e uma suite com closet e zona de trabalho, uma área ampla. Uma vez que as alterações propostas visam a necessidade de se implementarem reforços estruturais, apresenta-se o projecto de estabilidade que responde ao projecto de arquitectura e assegura que a estrutura global do edificado não é comprometido.