-
Arquitetos: Atelier Pupa
- Área: 128 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:do mal o menos
-
Fabricantes: Cayabima , PORVENTURA, Superbotânica
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto Casa Campo de Ourique tem como objetivo a recuperação de um apartamento que, graças ao desenvolvimento da cidade e das suas exigências modernas, viu surgir de ambos os lados dois prédios novos com garagem. Nesse momento a própria história daquele bairro ficou indefinida, demonstrando marcas vincadas das épocas de construção e metamorfose que o definem.
O património existente apresentava graves sinais de deterioração prolongada e ilustrava uma época e uma identidade familiar que se queria conservar e transportar para as novas gerações, mas com a urgência de uma intervenção profunda que travasse a sua degradação.
O propósito do projeto era viabilizar uma transmutação que enaltecesse o existente, nomeadamente os tetos trabalhados, as sancas ou os antigos louceiros, conseguindo assim recuperar e estabelecer uma leitura com novos elementos que surgem de forma discreta mas essencial tais como o ferro que vem reforçar a estrutura, a carpintaria de linhas direitas e outros. Com a autonomia necessária o novo desenho funde-se na lógica do todo, da casa.
Escolheu-se refazer todas as paredes e pavimento, recuperando os materiais próprios tais como a tábua corrida pregada e o estuque trabalhado com moldes feitos no local e a pedra lioz. Os espaços tornaram-se mais amplos e fluidos, convidando a uma vivência mais contemporânea.