-
Arquitetos: Atelier Pupa
- Área: 82 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:do mal o menos
-
Fabricantes: Cayabima , Janelar , Musgo, Superbotânica
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto atende a condições muito peculiares e resgata o piso inferior de um pequeno apartamento no característico bairro do Príncipe Real, em Lisboa. Ilustra - se a partir do presente recolhendo apenas os corpos estranhos, libertando espaço e luz, para um novo programa em função da sua possibilidade de residir. A proposta é converter um espaço desacolhedor e degradado de uma casa já restaurada e em uso, num quarto e casa de banho.
A sucessão do jardim que se expande no piso exterior para o novo espaço, através de um pátio que foi o ponto de partida. A recolocação do verde, de tão forte vivacidade, torna os espaços interiores numa outra escala e qualifica-os para um residir fresco e arejado, algo característico do uso pretendido.
Utiliza-se o detalhe, valorizando o desenho de pormenor, como forma de valorizar e graduar o espaço respeitando a sua escala e contexto. A pedra lioz e o cimento afagado determinam a instalação sanitária e tornam-se eles próprios a matéria que responde à estética e função. Com peças todas desenhadas à medida de forma a tornar harmonioso e ao mesmo tempo exequível a existência de todos os equipamentos, sem retirar o carisma crucial a um espaço confortável que outrora fora uma obsoleta e escurentada cave.