-
Arquitetos: Mário Alves arquiteto
- Área: 345 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Ivo Tavares Studio
-
Fabricantes: Cosentino, Cerâmico, Eletrodomésticos, Extrusal, Sanindusa
Descrição enviada pela equipe de projeto. Inserido num loteamento localizado na Quinta da Portela, Coimbra, o terreno encontra-se situado a meio de uma encosta. Desenvolver uma habitação nesta localização torna-se um desafio devido ao perfil natural que o terreno desenvolve.
Como tal, a ideia de projeto não passa por pousar um volume que se transforma em habitação, mas sim desenhar um volume que transmitisse a ideia de que foi esculpido no “sitio” (criando assim a sensação de união ao lugar) ao mesmo tempo que provoca a sensação que é o volume que segura a própria encosta.
O desenho para o projeto pretende tirar o maior proveito das características do lugar, tais como as vistas desimpedidas e a excelente exposição solar. O volume proposto é composto por um desenho de decomposição e subtração de massa onde se pretende criar espaços exteriores dentro do próprio volume. Desta forma, podemos criar espaços interiores que tenham espaços exteriores internos como também completamente abertos para o exterior, podendo estender o interior para o exterior ao mesmo tempo que salvaguarda a privacidade dos espaços internos.
A sua materialidade branca pretende expor a simplicidade do desenho dos seus contornos como também a simplicidade da sua organização/planta. A decomposição do volume acontece de forma a articular os espaços programáticos internos da casa distribuídos nos vários níveis da casa com os desníveis do terreno. Desta forma, os diversos espaços possuem um determinado espaço exterior da casa a uma determinada exposição solar. A relação do espaço verde envolvente com o interior da casa ajuda a transformar o edifício num elemento local.