-
Arquitetos: SML
- Área: 214 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Kyungsub Shin
Descrição enviada pela equipe de projeto. Ogindan Dandan fica à esquerda do Palácio Gyeongbokgung, em Seochon. Mesmo com cafés e restaurantes enfileirados ao longo da rua da Estação Gyeongbokgung, a área é tranquila por ter uma certa distância da avenida principal. O local onde Ogindan Dandan está localizada fica no alto da montanha a oeste. Para ser mais exato, a via ao lado do terreno foi criada em ângulo reto com a cordilheira e o terreno ao lado da via foi usado para construir a última casa da vila que se expandiu até a base da montanha. Seria apropriado dizer que a dimensão do lugar pode ser apreciada pelo leste, oeste e sul.
Olhando a partir dos outros três lados, além do oeste, a casa está localizada no ponto inicial da vila na colina. A inclinação relativamente suave no sul se curva para o oeste quando encontra a terra e leva ao topo da colina. Quando visto do lado leste, o terreno fica acima do muro de contenção ao lado da rua e fica a 8 metros da casa ao norte. Devido a essas características, a Montanha Namsan pode ser vista ao longe, na direção sul. A montanha Bukaksan e Cheong Wa Dae podem ser vistas ao norte. A paisagem que envolve o terreno e as características ambientais ao redor do edifício tiveram uma grande influência na aparência da casa e no planejamento de seu interior.
Ogindan Dandan fica ao lado da via que vai para o sul. O pátio fica no lado oposto da parte sul do edifício, de aparência sólida. Além disso, foram planejadas varandas para o segundo e terceiro andares acima do pátio. O cliente solicitou uma casa com espaços em que as famílias pudessem viver de forma independente em cada andar. A combinação de quartos e três áreas externas forma um espaço independente com cada andar tendo uma forma diferente. Como resultado, a forma da casa como um todo é formada por uma grande base e camadas empilhadas.
Inicialmente, o projeto previa uma grande janela na direção do pátio em cada andar para que tudo pudesse ser visto, desde a varanda interna até a paisagem da montanha Bukaksan. Desta forma, o interior se estende para a parte externa da casa, fazendo com que o interior pareça mais amplo. Na sala de estudo, onde os pais aposentados poderiam passar a maior parte do tempo, a mudança de luz fora da janela ao longo do dia deveria preencher o espaço com cor. Para proteger a privacidade dos moradores dos fatores ambientais do entorno, as janelas foram cuidadosamente posicionadas, exceto as da parte norte do edifício, bloqueando a visão das pessoas das áreas circundantes por meio de um volume estendido de paredes.
Paredes de concreto aparente na sala do primeiro andar se estendem ao longo da escada até o teto da sala no terceiro andar, projetadas para conectar cada andar de forma independente.
Porta ligeiramente alargada (살짝 넓힌 문) - A casa fica diretamente adjacente à via no lado sul e a entrada principal está localizada no centro do edifício. A porta foi projetada para ter a altura de dois andares e foi feita dessa forma para que a sensação de distância física fosse influenciada pela consideração de elementos psicológicos e visuais.
A parede do lado direito da varanda fica na vertical e a superfície da parede do lado esquerdo é uma curva suave. No entanto, todos os tijolos na superfície curva a partir do solo exibem diferentes ângulos e posições que são integrados nas duas superfícies da parede em uma direção angular à medida que se aproximam da superfície do teto da entrada.
A porta ligeiramente alargada e o pequeno canteiro de flores ao longo da estrada, que pode ser cultivado de acordo com as preferências do cliente, foram concebidos tendo em mente a superfície calma e sólida da casa, enquanto a entrada expressa um sorriso relaxante para a estrada ao lado do edifício.