- Área: 88 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Maura Mello
-
Fabricantes: Allez Decor, Casa Trópico, Casa Vestida, Cia da Iiluminaçao, Danilo Vale, Deca, Docol, Estúdio Bola, Feira na Rosenbaum, Greenery, Iluminoo, Kchurrasqueiras, Lola Muller, M.O.A. Estudio, Paupau pisos, Portobello, Prototype, REKA, Sulfrio Ar condicionados, Vener, +3
Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento teve sua planta original quase que completamente modificada para atender as necessidades do casal de clientes e suas três gatas - essas que influenciaram diretamente p}ara a escolha do nome Neko. Um dos objetivos da reforma era potencializar a área social. Para isso, eliminamos um dos quartos e reposicionamos a cozinha, levando-a para varanda, junto a área da churrasqueira já existente e onde tem a melhor iluminação e ventilação natural do apartamento. Essa operação permitiu conectar diretamente a cozinha, sala de jantar, sala de estar, play dos gatos e hall de entrada.
A escolha dos materiais também foi influenciada por essas alterações, seguimos com o mesmo piso de madeira tauari assentado na paginação escama de peixe por toda a área agora integrada, o uso dos mesmos acabamentos da marcenaria em mdf branco, carvalho americano natural e o concreto aparente, antes oculto, passou a ser parte do conjunto de todo o apartamento. Na sala, desenhamos uma estante de aço feita em finas chapas de 5mm, pintada em branco, com cheios e vazios para integrar principalmente a televisão e o toca disco, os nichos fechados em madeira são gavetas para guardar a coleção de discos. Foi escolhido o aço para transmitir leveza, assim como a altura da estante e demais marcenarias desenhadas, que foram delimitados pelas linhas horizontais das vigas. Outro ponto importante do projeto foi acomodar uma banheira e um ambiente de escritório para duas pessoas na suíte do casal. Invertemos a posição dos quartos sugerida pela construtora, e agora, o quarto e o banheiro social viraram a suíte do casal. Ampliamos o banheiro para inserir a banheira e a área sugerida para lavanderia, virou a área para home office e closet.
Foi criado um pórtico em madeira para a cabeceira da cama do casal, esse pórtico envolve a janela, mesa de cabeceira e armários para itens de uso diário. A materialidade do projeto foi sempre pensada para transmitir leveza, por isso na suíte também se encontra a madeira e o concreto como materiais principais. Com todas as mudanças, o banheiro social ficou voltado para a circulação social, sendo suficiente para atender as demandas do casal, que não viram mais a necessidade do lavabo. Aproveitamos então o espaço e a tubulação já existente para instalar a lavanderia e sapateira embutida em um armário branco ripado, que forma um fundo com textura para o ambiente criado para o espaço da rede e área de leitura.