-
Arquitetos: Monsoon Projects
- Área: 2900 ft²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Studio Iksha
-
Fabricantes: Delta Light, Hettich, Legrand, Stratoz
Descrição enviada pela equipe de projeto. Luz envolta; uma residência unifamiliar, situada no cenário de um movimentado centro comercial urbano no distrito de Thrissur, em Kerala, é uma metáfora para “humanidade”. Ele oferece essa sensação segura de “lar” para a família, criando para eles um mundo dentro de si. Os espaços aqui foram concebidos para permitir um fluxo natural e interação interior, envoltos nos elementos mais estimulantes da natureza - luz, ar e água.
O que chama a atenção logo na entrada dessas casas de dois andares é o uso de volumes para aprimorar a experiência humana. A estreita passarela de entrada é iluminada por uma claraboia de dois andares, criando um jogo de luz no piso de pedra natural forrado com plantas tropicais. Essa sobreposição de elementos cuidadosamente selecionados oferece apenas uma sugestão do drama espacial que está por vir. Passando para os volumosos espaços de convivência, o andar tem um plano aberto que gira em torno do refeitório. O pátio com jardim, que se torna um refúgio tranquilo para cada membro da família em um dia normal, se transforma em uma zona de atividades e ganha vida durante as reuniões familiares. O pátio, juntamente com o lago de carpas, forma um corredor natural que é fundamental para tornar o resto dos espaços visualmente mais próximos e contínuos. Este corredor também fornece ventilação leve e refrescante e vistas para cada um dos quatro quartos colocados em ambos os lados.
Um dos principais desafios enfrentados pelos arquitetos foi criar um espaço construído contínuo e privado em um local estreito e visualmente invadido pelos edifícios vizinhos. A presença de um poço de 10 metros de largura, bem no meio da propriedade, só dificultou ainda mais o processo. Os esforços foram na criação de um conjunto de espaços que funcionavam uns em torno dos outros e, portanto, o poço foi integrado ao esquema. Todos os espaços foram planejados para se abrirem para pátios internos que foram concebidos como paisagens naturais dentro das paredes. Isso cria um envelope que mantém a casa afastada dos terrenos circundantes e fornece a privacidade desejada.
A qualidade mínima, mas intrigante, dos espaços foi alcançada pela combinação harmoniosa de paredes brancas estéticas com texturas de materiais como madeira, pedra Kota e aço corten. A justaposição desses elementos contraditórios, naturais e não naturais, é o que torna o projeto um deleite visual atraente. É nesta conjuntura que um projeto habilmente trabalhado para estimular os sentidos, encomendado para servir às funções pretendidas, evolui abertamente para ser recompensadora e envolvente em um nível "humano".