-
Arquitetos: Studio APL
- Área: 288 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Yi-Hsien Lee and Associates, Ciao,Pie!, Mai Studio
Descrição enviada pela equipe de projeto. A zona rural tem sido cada vez mais tema de discussão nos últimos anos. Do planejamento urbano ao zoneamento do uso do solo, há uma ambiguidade nas estruturas de uso misto desses ambientes que, muitas vezes, vagueia à margem dos regulamentos. Ela trouxe muitos padrões espaciais caóticos, mas autocontidos. Em Zhutian, tentamos explorar como regenerar as estruturas deixadas pelas relíquias agrícolas através de vários projetos. A Dexing Rice Factory, construída em 1942, é o departamento de grãos da área rural de Pingtung, no sul de Taiwan. Outrora um local para armazenamento de arroz e para as crianças brincarem, continua sendo a casa Hakka (Huo fáng) na mente de todos.
Uma edificação mista de residência e comércio - Tomando o "antigo" como origem do conceito, reorganizamos os edifícios de armazéns privados e os campos paisagísticos em frente à estação ferroviária existente em estrutura de madeira. Nosso projeto mantém as estruturas antigas e explora a tipologia tradicional de construção Hakka (Huo fáng) que está desaparecendo. Pensamos, projetamos e trabalhamos em estreita colaboração com parceiros locais. Na prática, através dos materiais e métodos construtivos comumente utilizados pelas populações locais, a familiaridade da memória é reconfigurada e perpetuada; o calor prolongado de Pingtung e os dias úmidos e chuvosos em julho e agosto de cada ano foram considerações importantes para descobrir possíveis formas arquitetônicas que refletissem espacialmente o estilo de vida contemporâneo. Tentamos encontrar um diálogo simbiótico e uma troca através da materialidade na textura da edificação mista, o tipo de construção conhecido como Tòu tiān cuò pelos taiwaneses, e o armazém de ferro. Tomando Zhutian Township como base para o espaço de assentamento, criou-se uma nova relação de vizinhança pertencente ao sul.
51 Vazios - O predecessor do De Hostel foi o Grain Bureau, a casa original da família do Sr. Zhang De Cai, fundador da Dexing Rice Factory. Após a terceira geração das irmãs Zhang, a edificação tornou-se o primeiro local em Zhutian a oferecer acomodação para visitantes. O tipo de construção de Tòu tiān cuò é um espaço de estar comum em assentamentos rurais. Ele costumava estar próximo ao armazém da fábrica de arroz. Após o declínio da indústria, os armazéns e o escritório de grãos foram divididos e tornaram-se independentes com diferentes proprietários. O antigo depósito de grãos também foi alugado para forasteiros no passado. Em 2018, quando estávamos discutindo com as irmãs Zhang como criar um novo cenário no celeiro de grãos, esse se tornou o principal tópico de reflexão.
Os antigos apoios para as treliças do telhado foram mantidos na parede externa do edifício existente, e os "vazios" foram dispostos de maneira ordenada na alvenaria reforçada, como parte das vigas de madeira da antiga treliça do telhado. A nova parede exterior mantém os vazios das antigas vigas e recria 51 vãos com diferentes funções, tais como; aberturas para vento, aberturas para luz, aberturas para plantas, vãos de memória, pequenos vãos onde os pássaros podem fazer ninhos, etc. A nova pele do edifício é feita à mão e expressa através de um método tradicional por meio do qual pequenas pedras vermelhas na parede surgem como grãos de arroz. Devido à divisão dos direitos de propriedade do terreno, uma abertura foi rompida. A entrada do albergue no térreo é recuada para formar o jardim frontal do morador e o espaço da rua também pode ser estendido para criar um ambiente semi-externo. A área privativa no térreo é semiaberta ao público nos finais de semana, criando um pequeno espaço de convivência.
A piscina no átrio é uma linha visual que orienta as pessoas ao longo de sua borda em direção à entrada do edifício. A fonte de água é retirada do leito subterrâneo e o microclima pode ser ajustado em uma tarde ensolarada. Quando não há água, a pracinha pode ser utilizada para eventos e atividades. O telhado de vidro é feito de pedras vulcânicas cor de tijolo para obter um efeito de sombreamento. O sol brilha através das frestas de pedra e a luz e sombra são salpicadas no piso de tijoleira. O segundo andar é um quarto com seis camas, banheiro e lounge. Cada cama tem seu próprio espaço de armazenamento. No terceiro andar, o jardim no meio serve como ponto focal dos quartos para duas famílias. A partir daqui, segue-se a escada em espiral até o jardim superior e o quarto do proprietário. A circulação vertical forma um túnel de vento natural de baixo para cima, um método de construção de baixa tecnologia. Agora, 51 anos depois, o projeto continua preservando a antiga atmosfera e recriando a nova relação de vizinhança. Ele permite que os membros da extensa família tenham um lugar para onde voltar e a oportunidade de se encontrar novamente na arquitetura.
Novas relações de vizinhança e arquitetura no pátio semipúblico - Perguntamos se a arquitetura pode melhorar o ambiente público. Depois que a terceira e a quarta geração da família assumiram a operação, construiu-se um pequeno jardim através do espaço aberto no térreo conectado ao mercado no parque Zhutian Yiyuan nos fins de semana. Essa abertura incentiva os visitantes e os hóspedes do albergue a participarem juntos de atividades. O jardim está ainda disponível para alugar e sediar vários eventos e atividades diurnas e noturnas, e também se tornará a casa da família. O tempo é parte da memória. Todos os elementos antigos devem ser considerados, tratados e preservados de maneira cuidadosa. Esta reutilização e redesenho dos antigos edifícios industriais no município de Zhutian continuará a evoluir, e o antigo limite gradualmente moldará o novo espaço habitacional do pátio.