-
Arquitetos: Zanesco Arquitetura
- Área: 438 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Ezequiele Panizzi
-
Fabricantes: Benvenutti, Broilo Aquecimento, D'art Comércio e Decoração, Lazza Revestimentos, Metalúrgica Progresso, Palimanan, Spido Comércio e Decorações, V&V Esquadrias
Descrição enviada pela equipe de projeto. Projetada para uma família de três pessoas, sendo um casal com um filho pequeno, a Casa JPP é uma moradia unifamiliar, localizada em uma região de vinícolas, no interior da cidade de Bento Gonçalves, na região da Serra Gaúcha do Rio Grande do Sul, no Brasil. Em resposta aos condicionantes locais, como o terreno plano, a implantação se deu com a maior frente oeste para a rua. O projeto é resultado do olhar atento para os usos de maior permanência dos moradores, priorizando a melhor insolação e visuais locais, valorizando os elementos à disposição no entorno.
Desenvolvida em três volumes com funções distintas que criam um pátio com a área da piscina, a residência é composta por área íntima e social, com tamanhos distintos, estruturados conforme o uso da família. A área íntima reúne uma suíte e dois quartos com banheiro completo compartilhado, com aberturas generosas permitindo maior conexão com a área externa e uma vista da vegetação vizinha. Já a área social, localizada no eixo norte e sul, tem maior espaço e privacidade garantida pela disposição da área íntima, paralela ao nível da rua. As boas-vindas ficam por conta da piscina, no centro do projeto, integrando todas as áreas sociais e assumindo o papel de recepção de quem chega à casa pelo acesso de pedestres. Uma ampla cozinha industrial com mesa de jantar e estar preenche o salão de festas, ambiente pensado para receber bem de forma intimista, adaptando-se a diferentes ocasiões e quantidades. Esse espaço fica paralelo à piscina e de frente para a rua.
Destaque para a cobertura metálica inclinada que integra as áreas sociais com um avanço inclinado da varanda até a porta lateral do salão de festas. No interior, apostou-se no piso e forro de madeira natural, enquanto o mesmo piso frio foi especificado nas áreas de serviço, nos banheiros e no espaço multiuso. Verdadeiramente planejada para aproveitar o jardim em todos os seus lados, a Casa JPP estimula a conexão dos moradores com as áreas verdes próximas. Neste projeto, arquitetura e natureza se reconciliam, se entrelaçam e convivem em harmonia, como bons vizinhos.