No próximo dia 25/11, a arquiteta e urbanista Adriana Levisky, sócia da Levisky Arquitetos I Estratégia Urbana, fará uma palestra na 20a edição da FLIP, importante ocupação cultural brasileira na qual a literatura abarca diferentes temas urbanos que são colocados em foco em dias de festa literária.
A ação é uma iniciativa visionária, aberta ao diálogo, de Eugênio Singer, Diretor Geral da Ramboll no Brasil. A Casa Ramboll estará organizada como um Hub de ativações para quatro importantes pilares que envolvem a Sustentabilidade: sociedades resilientes e habitabilidade; descarbonização para net-zero; gestão de recursos e economia circular, e biodiversidade e ecossistema.
Projetos como Requalificação Urbana SUA RUA, Núcleo Jardim Colombo, Parques-Museu da Água Sabesp, Praça Victor Civita – Museu Aberto da Sustentabilidade, Museu Aberto Cratera da Colônia, a Roda-Gigante de São Paulo e a Praça XIV BIS 9 de Julho serão apresentados pela arquiteta. Adriana Levisky trará uma abordagem projetual que foca a abrangência e compreensão de uma qualificação da vida urbana e a inclusão da vida na cidade dentro de uma perspectiva onde a saúde, a cultura e a pluralidade sociocultural pautam o reconhecimento do território e estruturam as intervenções urbanas.
Os projetos dos espaços públicos ou de uso público tratados como verdadeiros museus a céu aberto oferecem experiências lúdicas, sensoriais e educativas visando conectar a população através de seu universo cultural com temáticas relevantes que abordam sobre temas como responsabilidade ambiental, compromisso social, vida saudável na cidade, produção e manejo do lixo nas metrópoles.
Tal abordagem pode ser identificada em projetos como os Parques-Museu da Água para a Sabesp, na reurbanização do Núcleo Jardim Colombo em Paraisópolis e na transformação da ocupação irregular de Vargem Grande em um projeto de regularização fundiária associado à implementação de infraestrutura de saneamento básico em área de 2 milhões e meio de metros quadrados a partir da criação do Museu a Céu Aberto Cratera de Colônia, encravado em uma cratera proveniente de uma depressão geológica tombada pelo patrimônio histórico e ambiental. E ainda em projetos de requalificação urbana comprometidos em trazer ao conhecimento da população boas práticas ambientais e de mobilidade ativa associados a espaços de entretenimento, oferta de cultura e gastronomia ao ar livre partindo de modelos de cooperação público-privados, como é o caso do Museu da Sustentabilidade – Praça Victor Civita e o Projeto SUA RUA – Boulevard da Diversidade na Av. Paulista em São Paulo.
Ao seu lado, na mesa de discussão, estarão Paula Vilela (diretora de assuntos hídricos da Ramboll), que apresentará o projeto de Revitalização do Rio Pinheiros a partir de uma tecnologia com o menor custo de tratamento da água no painel Cidades Resilientes: a questão hídrica, e Marcelo Sporkens (especialista em desenvolvimento de produtos da Amanco Wavin). A transmissão da mesa também acontecerá ao vivo, via Youtube da Casa Ramboll.
A curadoria da programação é de Keila Prado, editora da KPMO - Cultura e Arte, que há mais de 10 anos constrói um editorial voltado à arquitetura, urbanismo, requalificação urbana, sustentabilidade e meio ambiente. Dentre os projetos da editora está o livro ‘Polifonia Urbana – Arquiteturas, Urbanismos e Mediações' (Editora Senac), de Adriana Levisky, recém-lançado pela KPMO, à venda nas principais livrarias do país e que terá sessão de autógrafos durante o evento.
Para ver a programação ambiental e cultural completa da Casa Ramboll, acesse: https://www.flip.org.br/locais/espaco-ramboll/.
Adriana Levisky
A arquiteta urbanista Adriana Levisky, formada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP e mestre pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, é sócia titular do Levisky Arquitetos | Estratégia Urbana, escritório de projetos arquitetônicos, sobretudo institucionais, na área da educação, da saúde e da cultura, de projetos urbanos e de consultoria estratégica. A partir de uma visão que une criatividade e inovação, com foco em Saúde, Levisky Arquitetos | Estratégia Urbana vem estruturando estratégias e soluções relacionadas às questões urbanas, ao desenvolvimento e à estruturação legal urbanística de empreendimentos complexos, bem como à viabilização de interlocuções e modelos de cooperação público-privados. Com um portfólio que traz mais de 15 milhões de metros quadrados desenvolvidos entre projetos e consultorias, como SUA RUA, Plano de Expansão do Hospital Albert Einstein, Museu Aberto Cratera de Colônia, Reurbanização do Jardim Colombo, Ginásio de Esportes e Plano Urbanístico do Colégio Santa Cruz, Senac São Miguel Paulista, Requalificação do City Caxingui, Praça Victor Civita e Master Plan de Requalificação do Jockey Clube de São Paulo. Ao longo de sua atividade profissional, Adriana lecionou na cadeira de projeto arquitetônico e desenho urbano nas Faculdades Braz Cubas, Uniban e Módulo, e nas disciplinas de planos diretores hospitalares e de procedimentos regulatórios na pós-graduação do Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. Em sua atividade institucional, Adriana é conselheira do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura de São Paulo (AsBEA-SP), por meio da qual atua como membro da Comissão de Edificações e Uso do Solo (CEUSO). Conselheira do Conselho Brasileiro da Construção Sustentável (CBCS) e membro representante da Comissão de Proteção à Paisagem Urbana.
Mais informações: www.leviskyarquitetos.com.br
Título
Adriana Levisky palestra na Flip 2022 sobre arquitetura, urbanismo e sustentabilidadeTipo
PalestraOrganizadores
De
25 de Novembro de 2022 10:00 AMAté
25 de Novembro de 2022 06:00 PMOnde
Casa RambollEndereço