-
Arquitetos: Lahznimmo Architects
- Ano: 2020
-
Fotografias:Brett Boardman
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto trata-se de uma piscina rochosa localizada ao norte da praia de Maroubra, na base de um marcante afloramento de arenito à beira da reserva de Jack Vanny, na Austrália. Entre as décadas de 1950 e 1970, um conjunto de prédios de tijolos vermelhos e um clube foram construídos com vista para a piscina. A expressão e localização proeminente dessas estruturas foram vistas com maus olhos e sua condição foi dilapidada no final da vida. lahznimmo reconhece os donos tradicionais do terreno, o povo Gadigal, sobre o qual se encontra a edificação, e presta homenagem aos antepassados.
O desejo do Conselho Municipal de Randwick era substituir os volumes originais, que consistiam em acomodações para o clube de natação de inverno Seals, seus vestiários e amenidades gerais, além da inclusão de um banheiro acessível, vestiário para pais e caminho acessível para o prédio desde o estacionamento público acima. O novo volume procura recuar para marcar a paisagem rochosa em que está situado. Ele foi localizado mais longe da borda do penhasco e, ao fazê-lo, as vistas proeminentes do oceano sobre o promontório foram restauradas e uma generosa base de concreto foi adicionada. Este plano de concreto foi resolvido em estreita colaboração com Sue Barnsley Landscape Design e acomoda as churrasqueiras e funções do clube de natação, além de fornecer um local para o público se encontrar, relaxar ou simplesmente percorrer.
A localização também forneceu uma oportunidade para redirecionar ao promontório a popular passarela costeira de Eastern Beaches através da reserva de Jack Vanny por meio de um novo caminho que fornece acesso em nível às novas comodidades. As principais restrições locais de infraestrutura e a topografia inclinada levam a um arranjo linear compacto de banheiros e cabines de chuveiro, que se dobram e giram como se fossem parte do afloramento rochoso sobre o qual estão assentados. A sede do clube de natação é separada das comodidades, permitindo que cada uma tenha sua própria identidade, separada por uma escada de conexão com a passarela costeira e o estacionamento.
Tendo estabelecido um nível de base em concreto, a paleta de materiais é complementada com painéis de concreto pré-moldado robustos em um nível baixo e uma zona mais clara e aberta de chapas de alumínio anodizado de cor dourada - cada material aplicado entre fortes linhas horizontais equilibra privacidade, ventilação natural e luz solar. Os painéis de concreto pré-moldado têm uma aparência texturizada, consistindo de óxido de cor arenosa, com agregado de granito rosa exposto, fornecendo tons rosados que ecoam as cores do afloramento de arenito. Ranhuras verticais de altura total nos painéis pré-moldados proporcionam ventilação às amenidades, com extremidades anguladas para manter a privacidade visual. A entrada para os serviços é marcada por uma abertura generosa na parede de concreto pré-moldado, com a pia comunitária posicionada no interior para contemplar o parque e a vista para o mar.
As lâminas fixas do brise de alumínio, abertas ou fechadas em locais estratégicos, mantêm a privacidade visual dentro dos chuveiros, mas permitem a brisa e a luz natural filtrada onde a privacidade é menos importante. Uma cobertura de concreto se estende para fornecer abrigo além da entrada e é entalhada na lacuna de circulação entre os volumes como um gesto sutil de orientação. A edificação resultante fornece não apenas a funcionalidade resumida, mas também se insere na paisagem dramática e marca as linhas de visão e as conexões sociais dentro e ao redor da reserva.