-
Arquitetos: RAD+ar (Research Artistic Design + architecture)
- Área: 450 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:KIE, Sonny Sandjaya Photography
-
Fabricantes: Holcim, Mulia, Toto
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Canopy Garden celebra sua condição permeável em um desenho aberto e tão transparente quanto possível. O edifício não passa de uma placa de concreto pigmentado multiaxial dupla, flutuando sobre o jardim. Ele produz uma sensação muito leve a partir de uma estrutura de concha tensionada que cria uma série de áreas de assento na cobertura, e que também molda o espaço no térreo como uma extensão do próprio jardim.
Construído como um jardim comercial no meio de um complexo residencial compacto que tem um ambiente térmico quente (35º), Tanatap Canopy Garden, como muitos outros projetos experimentais de jardins comerciais Tanatap, usam este local específico para provar o ponto de que, independentemente do desafio macroambiental, um projeto comercial passivo de baixa energia ainda pode ser realizável e rentável neste país tropical em desenvolvimento.
Toda a ambientação do projeto é amplamente inspirada pela série de de copas de amendoeiras tropicais existentes no local, contrastando com suas cores e seu layout aberto que permite que o ar circule por toda a unidade. "Queríamos que o projeto misturasse perfeitamente a experiência de vida indoor-outdoor e ampliasse a vista para os extensos jardins, mantendo uma proposta de baixa tecnologia, mas atuando como um fundo ousado das paisagens", diz Antonius Richard, diretor da RAD+ar. Toda a experiência do visitante do jardim é amplamente orientada por uma série de harmonias lúdicas de diferentes níveis espaciais, iluminação natural com suas cores e sombras, mobiliário integrado, e seu interior único.
A justaposição do elemento de concreto pigmentado multiaxial e os elementos translúcidos em ambos os andares melhoraram a vista externa do jardim tropical, tornando este elegante espaço de reunião o lugar perfeito para pausar, descansar e relaxar.
O RAD+ar otimizou uma experiência experimental tropical sob medida. O conceito inside-outside é integrado por uma série de tons de concreto que criam um ambiente diferente a cada hora, através da extensão contínua dos elementos do teto que tocam as copas das árvores existentes, convidando os visitantes a dançar entre as copas das amêndoas tropicais em uma experiência única. O layout aberto cria um fluxo interno eficiente e interação da área do bar, mesa comunitária e circulações.
Mantendo-se fiel à visão da Tanatap de descentralizar edifícios sustentáveis através de negócios também sustentáveis em países em desenvolvimento como a Indonésia, o projeto se comprometeu a hospedar uma comunidade criativa em sua galeria-jardim comercial.