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Arquitetos: ANEP - DSI, Juan Caorsi Castillo
- Área: 660 m²
- Ano: 2021
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Fotografias:Mateo Rodríguez Matonte
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Fabricantes: Aluminios del Uruguay, AutoDesk, Paramagom, Sika
Descrição enviada pela equipe de projeto. O encargo original solicitava a implantação do protótipo de uma escola de educação inicial anteriormente desenvolvido pela ANEP, num terreno propriedade da administração onde já funcionava a Escola Primária n.º 168/336. A área disponível para a nova construção era um setor aberto do quarteirão, fortemente arborizado e consolidado como espaço público do bairro, ladeado pela Escola e por outro edifício, um antigo mercado municipal em péssimo estado de conservação, que foi parcialmente utilizado como anexo da mesma.
Aproveitando o projeto de ampliação e reforma da escola que estava em andamento e que permitiria, com um rearranjo, liberar o anexo, propusemos às autoridades a sua reciclagem, para não impactar o quarteirão com uma nova construção, preservar o arborização e uso público do espaço, além de ter aproximadamente metade da área necessária já construída. O espaço ocupado pelo anexo configura-se numa planta mais ou menos retangular delimitada por uma construção térrea em forma de "L" e duas paredes de bloco que fecham um pátio em declive nos outros dois lados. Decidimos permanecer dentro do perímetro existente de forma a reaproveitar também as paredes envolventes.
A implantação é muito simples e está pautada na pré-existência: Construir um bloco de salas de aula apoiado nos muros existentes, e utilizar o volume anexo para as áreas comuns, entre estas duas construções o espaço resultante é mantido com a inclinação original, mas com piso de borracha e alguns elementos lúdicos integrados para se tornar um playground.
O espaço limitado determina o tamanho das salas de aula funcionando como pares integráveis que permitem uma utilização flexível e adaptam-se às variações no número de crianças em cada turma (3, 4 e 5 anos). Do lado de fora, a construção existente foi pouco modificada, as paredes pintadas de preto e a fixação dos brises coloridos alcançam o máximo impacto com mínima intervenção, enquanto a nova cobertura de concreto fica 2 metros acima da parede de blocos, permitindo a entrada do sol do norte nas salas de aula.
O edifício estabelece relações a vários níveis com as crianças, desde os estímulos visuais às interações diretas assim, a sala polivalente é uma pequena floresta, as portas são para desenhar e escrever, há brincadeiras pintadas no chão, as cores refletem a calma nas salas de aula e energia no espaço de recreio, as luzes são estrelas, há algumas janelas inesperadas e brises coloridos para tocar enquanto se caminha, além de muitas novidades que foram inventadas com o uso.
No lado menos arborizado do terreno que não foi utilizado, a Câmara Municipal construiu um campo esportivo que aumentou a vocação pública do espaço entre a Escola e o Jardim e o excedente orçamental gerado pela proposta permitiu financiar a construção de um refeitório e duas tão necessárias salas de educação inicial em outra escola do mesmo bairro.