-
Arquitetos: Duy Le Architects
- Área: 142 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Trieu Chien
Descrição enviada pela equipe de projeto. Inspiração criativa:
- CoCo é um famoso filme de animação lançado pela Pixar em 2016. O filme foca no tema do afeto familiar, da conexão entre gerações e familiares, apesar de não estarem no mesmo mundo.
- Graças a esta inspiração, o arquiteto deseja criar uma nova sensação de espaço, unindo realidade e virtualidade através do arranjo de materiais vítreos. Como resultado, o efeito manifestado pelos materiais criaria uma ilusão de duplicação que daria uma sensação de amplitude à casa (a largura da casa é de apenas 4,6m na realidade). Em alguns ângulos específicos, uma visão infinita pode ser contemplada desde dentro da casa.
- Trata-se de uma forma de ampliar o espaço e também dar vida ao conceito que o arquiteto desejava transmitir no volume.
Detalhes técnicos:
- O cliente gostaria de ter uma grande área para plantio e criação de peixes Koi com estilo minimalista. O novo desenho permite que o cliente mantenha sua rotina diária com uma área de relaxamento (com rede), e uma área privativa para atendimento clínico. A casa funciona essencialmente como um alojamento e um local de negócios. Além disso, o projeto também possui essas características técnicas específicas:
- Integrando tanque de peixes e jardim no espaço de convivência: reconhecendo a demanda do cliente por uma grande área que atendesse ao seu hobby de plantio e aquarismo em um espaço restrito, o arquiteto incorporou essas áreas criando um local de convivência. O viveiro de peixes não apenas fornece um elemento cênico, mas também ajusta o microclima para o ambiente.
Material e configuração:
- O projeto utiliza tijolos de vidro para imitar padrões de ondas, que remetem à região aquática ocidental do Vietnã, bem como enfatizam a curva estética da fachada. Os tijolos de vidro não apenas garantem privacidade para o espaço aberto dentro da casa, mas também fornecem bastante iluminação natural.
- O projeto utiliza elementos vazados para garantir proteção contra chuva e permitir a circulação de ar na fachada (veja a seção transversal). A disposição dos elementos vazados, minuciosamente considerados pelo arquiteto, foi organizada em diferentes direções para contemplar aspectos estéticos, além de funcionar como drenagem e ventilação.
- O arquiteto também uniu a sala de estar e a cozinha por meio do “empréstimo de espaço”. Portanto, a cozinha e o espaço para refeições podem ser expandidos de forma adaptável, adicionando uma mesa de jantar com 6 a 18 lugares para ocasiões especiais ou para grandes grupos de visitantes.
Solução para ajuste do microclima:
- A casa contém 5 jardins de tamanhos diferentes que não apenas se alinham com o hobby de plantar, mas também atuam como supressores de ruído e poeira.
- Os seixos de mármore espalhados pelo telhado de vidro são a solução para a regulação da luz. Ajudam a luz a refletir em todo o espaço, criando um efeito luminoso adequado para as atividades diárias.