- Área: 14865 m²
- Ano: 2021
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Fotografias:Masaki Hamada (kkpo)
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Fabricantes: ABE KOGYO, Showa Yotal, Toto
Um projeto “One School” que incentiva a interação e a educação diversificada para crianças de 3 a 18 anos. A Yokohama International School foi a segunda escola no mundo a usar a palavra “internacional” em seu nome. Originalmente fundada em 1924, é uma escola mista com aproximadamente 750 alunos de 54 países, desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental, e emprega mais de 120 professores e funcionários.
O prédio original da escola estava situado em uma localização privilegiada no bairro histórico de Yamate, perto do Harbour View Park em Naka-ku Yokohama, Japão. No entanto, as instalações escolares estavam espalhadas por áreas residenciais e não eram capazes de acomodar o número crescente de matrículas da escola. A decisão foi então tomada pelo Conselho de Administração: adquirir um novo terreno no distrito próximo de Honmoku e construir novas instalações para atender às crescentes necessidades, para o qual a escola se mudaria. O projeto básico da instalação foi apresentado pelo escritório de arquitetura de renome mundial Kengo Kuma & Associates e foi selecionado entre as muitas propostas de vários escritórios. Nossa empresa foi selecionada através de um concurso de execução de projeto-construção.
As novas instalações reúnem todos os edifícios escolares em um único local, permitindo uma variedade de interações entre crianças de todas as idades, professores e pais. A nova instalação escolar foi projetada para ser um complexo “One School” com espaços educacionais internos e externos para promover a diversidade de aprendizagem investigativa fornecida pelos programas educacionais do International Baccalaureate, que visam criar uma perspectiva global entre os alunos ao longo da vida.
Painéis externos expressivos de madeira: Uma nova marca da escola. O desenho exterior distinto apresenta telhados de quatro águas, grandes beirais, uma ponte que liga dois edifícios e painéis de madeira exteriores que são segmentados aleatoriamente e ligeiramente inclinados. Esses elementos permitem que os novos edifícios escolares se misturem facilmente com a área residencial circundante, integrando as instalações anteriormente dispersas em uma só. Os painéis de madeira externos são feitos de tábuas de cedro de 15 mm de espessura tratadas. Eles são pintados e fixados em estruturas de aço na parede externa, para criar várias expressões de acordo com o ângulo da luz do sol.
Um local com diversas zonas de conforto que estimulam a liberdade de aprendizado. Áreas compartilhadas, como corredores em frente às salas de aula, foram projetadas como “centros abertos” e espaçosos que conectam as salas de aula para facilitar uma variedade de métodos de ensino. Eles também podem ser usados para atividades diárias, como trabalho em grupo ou estudo individual. São diversos espaços que os alunos podem utilizar à sua maneira, de acordo com o seu conforto e necessidade.
No centro do edifício norte há um átrio ensolarado com uma grande escadaria simbólica chamada “The Lily Pads”. Ela abriga estantes de biblioteca voltadas para a extensão do átrio, continuando ao longo da escada até o segundo andar. Os alunos podem ler ou estudar como quiserem ao longo dessas escadas. Além disso, o volume funciona como um local para as atividades escolares, como palco para palestras e artes performáticas, área para exposição e apresentação dos alunos e local para as crianças brincarem durante o recreio.
Uso extensivo de madeira para criar um espaço acolhedor que inspira criatividade. As instalações da escola apresentam acabamentos de madeira interna e externamente, como painéis na fachada, decks, persianas na biblioteca e paredes internas de lariço, criando um campus aconchegante e acolhedor que inspira a criatividade nas crianças.