-
Arquitetos: On Architects Inc.
- Área: 428 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Yoon Joonhwan
Renovação do local com “Espaço-Cruzado”. Este projeto consiste em renovar uma aldeia local, conhecida pelo cultivo de arroz e flores de corte, mas que sofre com o envelhecimento da população. Essa intervenção se dá através de novas possibilidades de vida, propondo uma instalação experimental multicultural que tem o “espaço cruzado” possibilitando a interação entre diversas culturas.
Cultura cruzada: NÃO-ESPAÇO - Nas interseções entre as ordens de largura e profundidade os "espaços cruzados" são criados. Esses espaços têm a possibilidade de extensões para vários programas. Não é um espaço físico universalizado, mas um espaço experimental diferenciado, que dá o nome “NÃO ESPAÇO”. Ou seja, pretende ser uma plataforma espacial de um complexo cultural local, indo além dos espaços comerciais comuns. Desta forma, culturas diferente irão se fundir e interagir, continuando a criação do novo. Os espaços cruzados criados nas ordens de largura e profundidade produzirão novas várias culturas cruzadas de forma extensível.
Concreto aparente com palha de arroz - Experimentou-se a construção de concreto aparente com palha de arroz para produzir uma atmosfera interna na qual se pode sentir como se tivesse entrado em um espaço tecido com palha. Antes da concretagem, a palha de arroz foi colocada na forma da laje e encharcadas com água para absorver a umidade do concreto. Como era esperado, a palha de arroz ficou presa no concreto. A atmosfera do espaço continuará variando conforme a palha muda de aparência com o passar do tempo."
O Espaço dos Cinco Sentidos - Entrando no "espaço cruzado" da entrada, sente-se a mudança do céu e o vento. Depois identifica-se pelo som a existência de água através do vão existente no chão. A água proporciona alegria auditiva além de um simples dispositivo visual para visualização. No interior, é possível ver os espaços de serviço divididos em dois lados opostos e presenciar visualmente onde se origina o som da água. Com as árvores à vista nas quatro estações, você pode descobrir outro espaço vazio que garante uma sensação visual de abertura com uma paisagem rochosa.
Soma-se a isso a alegria olfativa de sentir o cheiro das comidas e bebidas preparadas na área de serviço. Caminhando pelo espaço interno, você pode encontrar dois elementos diferentes da natureza continuamente: abrindo e fechando, encolhendo e expandindo, e claridade e escuridão. Nas extremidades dos nove espaços criados pelas ordens de largura e profundidade estão as alegrias visuais de ver diferentes paisagens se estendendo para fora. Andando no telhado, você pode sentir as pedras na ponta dos pés, seu som agradando seus ouvidos junto com o som da água.