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Arquitetos: Además arquitectura
- Área: 143 m²
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Fotografias:Gonzalo Viramonte
Descrição enviada pela equipe de projeto. Tempo. "Velocidade relativa com que uma ação acontece." Trata-se de uma intervenção em uma escola de uma área carente, na periferia de Buenos Aires, o bairro 9 de Abril. O pedido foi feito pela família que gere a escola e nos solicitam uma solução de acesso a algumas salas do piso superior. Embora a demanda fosse uma escada, o acesso e relação com o pátio principal de todos os níveis da escola nos trouxe múltiplas oportunidades de projeto.
Optou-se por usar rampas como solução para que através dos percursos fossem criadas relações potenciais com o nível 0.0, que chamaremos de praça. As salas de aula que são acessadas pela rampa são de anos iniciais e isso pareceu-nos fundamental para poder gerar situações intermédias de apropriação do percurso. Ao percorrermos o percurso deparamo-nos com escorregadores e miradouros. A rampa responde à atividade diária de ligar dois pontos específicos da escola, mas também está relacionada com eventualidades como eventos escolares. A rampa gira em torno de uma árvore caducifólia, que também participa como educadora das estações do ano.
A praça é resolvida em forma de anéis que envolvem a árvore em seu centro e que, para finalizar a apropriação pelas crianças que frequentam a escola, foram acrescentados alguns bancos que tiram proveito da topografia. A rampa é resolvida em concreto com viga invertida. A escala cromática em tons de azul e rosa acompanha o sentido de integração de gênero e diversidade cultural.