-
Arquitetos: Positive Livings
- Área: 70 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Mercedes Perez
-
Fabricantes: AutoDesk, Cubro, De Eekhoorn, Hager, Hudson Reed, Humetek, Ikea, La Redoute, Larinto, Luciolé, Mister Wils, Sklum, Superhermetic, Zara Home
Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento está localizado em um edifício construído em 1893 pelo arquiteto D Juan Bautista Lázaro. Trata-se de um volume com estrutura mista de paredes autoportantes, lajes com estrutura metálica e abóbadas introduzido pelo arquiteto em Madri após a sua passagem por Barcelona em 1888. O edifício, com pátio central, apresenta um grau de proteção parcial incluindo fachada e escada principal.
Localizado nesse edifício, o apartamento de 70 m2 mantém o pé-direito original de 4 metros em toda a sua superfície, conferindo-lhe um caráter único. O volume interior parece vazio, sem acréscimos. De planta retangular paralelepipédica, possui a frente voltada para a fachada principal, de 6,35 m e a lateral voltada para o pátio, de 12,70 m. Isso garante dupla orientação leste/oeste e ventilação cruzada.
O projeto nasceu com a ideia de destacar o apartamento de todas as camadas que, ao longo de sua vida, foram acrescentadas e deixá-lo vazio como um contêiner. Uma vez esvaziado, o interior é ordenado por meio de um único elemento em forma de parede equipada. Esta peça única é ligeiramente rotacionada em relação às divisórias principais. Com este gesto, duas coisas são alcançadas. A primeira ampliar a área pública da casa e a segunda fazer uma fronteira entre o público e o privado.
Intencionalmente, esta nova parede embutida tem 2,70 m de altura, não atingindo os 4 metros do teto, o que garante continuidade espacial no forro. Desta forma, não se perde o conceito de recipiente vazio.
A reabilitação da casa foi realizada seguindo critérios energéticos e de sustentabilidade através da utilização de tintas ecológicas respiráveis, da incorporação de vidros duplos de baixa emissão nas janelas de madeira originais e da construção de uma superfície isolada e impermeabilizada para garantir o conforto interior. Além disso, as paredes com uma base monolítica de granito na fachada principal de mais de 70 cm garantem uma inércia térmica imbatível.
A nível programático, o apartamento dispõe de uma espaçosa sala de jantar, muito luminosa com grandes janelas para o exterior e uma cozinha totalmente equipada. O corredor distribui o banheiro e os dois quartos voltados para o amplo pátio interior de acesso e usufruto do apartamento. A moradia tem um pé-direito livre de 4 metros e é totalmente acessível, pois não possui degraus desde a porta de entrada do prédio. A área construída é de 70 m2.
ENTORNO “NO BARRIO” DE CONDE DUQUE
A casa está localizada dentro do bairro Conde Duque, muito perto da mítica Plaza de las Comendadoras, onde está localizado o convento que lhe dá o nome, e do Centro Cultural Conde Duque. Apenas a 5 minutos da Plaza España, Gran Vía e Templo de Debod-Parque del Oeste/Casa de Campo.